O Google apresentou nesta terça-feira, 11, uma gama de melhorias para pequenas e médias empresas serem impulsionadas pela Busca e pelo Google Maps. Durante o Google for Brasil, evento organizado pela empresa, uma das principais novidades é a possibilidade de os pequenos e médios negócios escolherem seu canal favorito para troca de mensagens com seus clientes.

A partir do Maps e da Busca, o comerciante pode colocar como canal preferido de contato para troca de mensagens o SMS ou o WhatsApp. A ideia é facilitar a comunicação entre mercadores e consumidores e complementar a oferta de canais de contato, ao lado de redes sociais, página na web e número de contato.

Restaurantes

O Google apresentou também o uso de IA para criar cardápios digitais para bares e restaurantes. Nesta solução, o gestor do restaurante ou bar tira uma foto do cardápio e a IA do Google transforma a imagem em um menu digital, com nomes dos insumos, descrições e preços.

Essas informações vão aparecer para o usuário na Busca ou Maps. De acordo com Bruno Possas, vice-presidente global de engenharia do Google no Brasil, o menu digital pode ser feito em menos de 30 segundos. Explicou ainda que esse “é um dos esforços do seu time” para aprimorar a “experiência das pessoas a se conectarem com PMEs”.

Além disso, os comércios poderão integrar seus perfis das redes sociais ao perfil da empresa nos dois apps do Google para fortalecer a presença digital desses estabelecimentos.

E a Abrasel firmou uma parceria com o Google para atualizar este perfil de empresa no Maps e Busca para mais de 100 mil bares e restaurantes, uma ação que vai incluir cardápios digitais, links das redes sociais, número de contato e horário de funcionamento.

Saúde e turismo

Para viagens, a Embratur incluirá listas com sugestões de lugares para visitar em cidades e seus pontos turísticos, algo que chega em complemento às ações que o Google para incentivar o setor que foram lançadas no Google for Brasil de 2023. Ao buscar locais para passeio em São Paulo ou Rio de Janeiro, um ícone da Embratur com o aquilo que é imperdível na cidade aparece, junto com uma lista de sugestões.

Em saúde, os clientes poderão agendar consulta médicas e de exames, além de salões de beleza.

Disponibilidade

O recurso de mensageria estará disponível para as PMEs nas próximas semanas. O cardápio digital está sendo implementado no Brasil em português e inglês por meio da função de editar cardápio no perfil de empresa. A integração dos perfis de empresas com as redes sociais chega às plataformas do Google nas próximas semanas e a atualização dos perfis com bares e restaurantes em parceria com a Abrasel será feita até o final de 2024.

Por fim, o agendamento de consultas e exames já está disponível com Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, a+Medicina Diagnostica/Grupo Fleury e com as plataformas de salões de beleza Trinks, Quaddro e Prit. Ao todo, 15 mil empresas de saúde e beleza terão acesso à tecnologia.

E a lista de sugestões de lugares turísticos já está disponível com informações das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Imagem principal: VP global de engenharia do Google, Bruno Possas (divulgação: Google)