O Google lançou seus primeiros produtos com sua inteligência artificial e com o arcabouço da Gemini no Brasil. A partir desta terça-feira, 11, a companhia liberou o recurso ‘Ajude-me a escrever’ para usuários do Google Workstation e do Google One AI Premium usarem no Gmail e Docs, além de trazer o Gemini para o Workspace e NotebookLM.

No Gmail e no Google Docs, é possível usar a ajuda para escrever um e-mail ou texto, melhorar um rascunho ou mudar o tom de um texto (mais formal, conciso ou detalhado). O Mobile Time testou: a solução funciona para o português, mas precisa de ajustes a serem feitos, como sobras de células em planilhas. Porém, o Ajude-me a escrever está disponível apenas para a versão web do Gmail e Docs.

Gemini no Brasil

Por sua vez, o Gemini passa a ficar disponível no painel lateral do Workspace, ao lado de Gmail, Docs, Drive, Apresentações e Planilhas. Na versão 1.5 Pro, o Gemini pode dar respostas às perguntas dos seus usuários e criar resumos de textos e documento, mas apenas em inglês.

No aplicativo Gmail, os usuários também passam a ter acesso ao Gemini e poderão:

  • Resumir e-mail, disponível para todos os usuários do Workspace;
  • Receber sugestões de respostas contextualizadas, disponível para usuários do Workspace Labs em dispositivos móveis;
  • Fazer perguntas específicas à IA na caixa de prompt (disponível para usuários do Workspace Labs em dispositivos móveis).

NotebookLM

Outra tecnologia com o Gemini 1.5 que chega aos usuários brasileiros do Google é o NotebookLM. A assistente que permite aos usuários carregarem seus documentos para receberem dicas e criação de conteúdos já está disponível de forma experimental. Nela, os usuários podem: verificar a fonte original de uma citação; fazer perguntas sobre imagens, gráficos e slides devido aos recursos multimodais do Gemini; além de criar resumos, e fazer perguntas a partir das fontes de informação escolhidas pelo consumidor.

Imagem principal: mochila colorida com símbolo do Google no Google for Brasil 2024 (divulgação: Google)