A Nokia e o Google anunciaram nesta terça-feira, 18, uma parceria para acelerar a criação de aplicações 5G a partir de APIs. Na parceria, a plataforma da fornecedora Network as a Code rodará na nuvem da big tech, o Google Cloud. A ideia é permitir que os desenvolvedores de aplicações que tenham acesso a serviços do Google, como as soluções de inteligência artificial generativa Vertex AI e Gemini 1.5 Pro.

Essas soluções de IA generativa poderão ajudar os developers na melhoria de suas produtividades por meio de agentes para assistir na codificação (copilotos). Entre os mercados e casos de uso que as companhias miram promover a partir da parceria está o segmento de saúde.

Lançada em 2023, a Network as a Code une operadoras, integradores e desenvolvedores em um ecossistema que funciona como um sandbox com as empresas oferecendo APIs de redes para testes, simulação e lançamento de novas aplicações.

Atualmente, a plataforma da Nokia tem acordo com 13 operadoras e parceiros do ecossistema de rede na América do Sul, América do Norte e Europa.

Parte da estratégia consiste em promover o ecossistema acesso aos profissionais que acessam e fazem parte da comunidade da Google Cloud.

Imagem principal: Sede da Nokia na Finlândia (divulgação: Nokia)