O mercado de redes celulares privativas (RCPs) para utilities está mais aquecido desde que a Anatel liberou as faixas de 410 MHz e 450 MHz para o Serviço Limitado Privado (SLP), com  a publicação do ato 915, em fevereiro deste ano, informa o diretor comercial da Celplan, Tom Araújo, em conversa com Mobile Time. De lá para cá, seis novas RFPs foram abertas no mercado, informa o executivo.

“Houve aumento de projetos depois da publicação do ato. Antes havia insegurança regulatória que impedia investimento de longo prazo. O ato 915 organizou a situação e funciona como um farol que confere segurança para o mercado”, explica o diretor da Celplan. “Alguns clientes que eu nem acreditava mais que iam implementar redes privativas estão agora com RFPs”, complementa.

Das seis requisições de propostas abertas desde fevereiro para projetos em 410 MHz e 450 MHz, três são de empresas que até então cogitavam trabalhar apenas na faixa de 250 MHz e outras três estavam justamente aguardando a liberação oficial das novas faixas pela Anatel, diz Araújo.

Potência

Mas o setor de utilities ainda deseja alguns ajustes na regulamentação. Os limites de potência definidos pela Anatel para as faixas de 410 MHz e 450 MHz não seriam suficientes em algumas operações.

A agência estabeleceu 48 dBm no downlink e 30 dBm no uplink, o que permitiria um raio de alcance de até 25 Km – considerando uma área plana, sem obstáculos. As utilities pedem que os limites sejam de 52 dBm no downlink e 40 dBm no uplink, para que o alcance chegue a 35 Km, nas mesmas condições.

MPN Fórum

Tom Araújo, diretor comercial da Celplan, e Rafael Vivaldi, arquiteto de soluções da Celplan, farão palestra sobre o conceito de pLTE e suas aplicações no Brasil, durante o 4º MPN Forum, dia 27 de junho, no WTC, em São Paulo. O evento, organizado por Mobile Time, contará também com cases de Gerdau, Petrobras, Band e Rede Globo, e com palestras de Vinícius Caram, superintendente da Anatel, e de executivos de vários fornecedores de equipamentos e soluções para redes privativas. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mpnforum.com.br

Ilustração: Nik Neves