A Zenvia disponibilizou aos seus assinantes da plataforma Zenvia Customer Cloud uma ferramenta para a criação de chatbots com inteligência artificial generativa, sem custo adicional.

O processo é totalmente “no code”, ou seja, dispensa conhecimento de programação. A ferramenta conduz o cliente através de algumas perguntas para criar um bot para a sua marca – é preciso dar um nome para o assistente virtual, definir seu tom de voz, configurar o tamanho das suas respostas etc. Em poucos cliques, o chatbot está pronto.

“Humanizamos o chatbot. E humanizamos a criação do chatbot. Usamos IA nas duas pontas”, diz Lilian Lima, CTO da Zenvia, em conversa com Mobile Time.

Os bots criados na plataforma da Zenvia utilizam o LLM da OpenAI, mas isso pode ser trocado no futuro. “Fizemos uma camada de software que nos permite ser agnóstico quanto ao LLM. Podemos suar o melhor que estiver disponível”, explica Lima.

Para evitar alucinações ou respostas desconfortáveis, a ferramenta inclui no processo de criação algumas perguntas que ajudam a estabelecer certos limites para o bot, como por exemplo proibir menções ou comparações com concorrentes da empresa. Também é possível subir documentos com conteúdo sobre a marca para melhorar o conhecimento do bot.

Por enquanto, os bots são apenas informacionais, ou seja, não conseguem realizar transações. Mas este será o próximo passo, afirma a CTO da Zenvia.  “A ideia é deixar isso bem fácil. Não pode ser complexo. Queremos fazer de forma muito simples, com poucos cliques”, afirma.

Todos os robôs criados na plataforma da Zenvia podem ser integrados aos canais de comunicação gerenciados nela, como WhatsApp, Instagram, RCS, SMS etc.

A Zenvia possui hoje 12,9 mil clientes corporativos que usam suas soluções e que são, portanto, potenciais usuários da nova ferramenta de criação de bots com IA generativa.