A Embratel anunciou o lançamento do Smart Silo, uma solução que realiza o monitoramento de grãos em silos combinando recursos de inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e big data – todos armazenados em nuvem. Desenvolvido em parceria com a Telemática Sistemas Inteligentes, empresa de gestão integrada de seguridade, o intuito é que a nova ferramenta possa automatizar as atividades que atualmente são feitas de modo manual.

Ao mostrar os indicadores necessários para o controle de condições ambientais dos locais de armazenamento dos grãos, o Smart Silo diminui perdas e possíveis acidentes causados pela emissão de gases pelos grãos ou por erros humanos. Entre os indicadores presentes estão, por meio da medição de concentração de CO2 no silo, a qualidade do grão, o volume e a tonelagem, a temperatura – utilizando apenas sensores, sem a necessidade de cabos – e os níveis de umidade.

Os dados coletados através do monitoramento são deslocados para uma plataforma web com o objetivo de gerar o acesso às informações em tempo real. Os produtores, por sua vez, conseguem observar a eficiência nas operações, com o rastreamento, a otimização e o planejamento operacional e logístico.

A digitalização de todo o ecossistema de grãos acontece com a utilização de recursos de IA e big data voltados à análise de dados coletados por equipamentos e sensores do IoT. Além de apresentar as informações em tempo real, o painel de controle também mostra um sistema online de autodiagnóstico que é capaz de emitir alertas nos momentos de alteração de parâmetros do que é feito diariamente. A solução, dessa forma, quando reconhece possíveis métricas maiores ou menores do ideal para cada produto, notifica automaticamente os produtores de grãos para que não haja nenhuma perda da safra.