O 5G deverá se tornar a principal tecnologia de acesso móvel por assinaturas em todo o mundo em 2028. Até 2029, a previsão é alcançar 5,6 bilhões de assinaturas 5G e o tráfego de dados móveis deve crescer 20% ao ano até lá. Espera-se que a rede de quinta geração represente cerca de 60% de todas as assinaturas móveis até o final de 2029. As estimativas são do estudo Ericsson Mobility Report junho de 2024, apresentado por Ericsson nesta quarta-feira, 26.

O relatório também faz previsões para este ano. No primeiro trimestre de 2024 foram acrescidas 160 milhões de assinaturas 5G e até o fim do ano a estimativa é que sejam adicionadas um total de 600 milhões de conexões de rede móvel de quinta geração em todo o mundo. Ao todo, atualmente, são mais de 1,7 bilhão no mundo.

Até o momento, cerca de 300 CSPs (provedores de serviços de comunicações) globais oferecem serviços de rede móvel de quinta geração, dos quais aproximadamente 50 lançaram o 5G Standalone (5G SA) em redes públicas.

Ericsson Mobility Report sobre o tráfego de dados

O tráfego de dados da rede móvel cresceu 25% entre março de 2023 e março de 2024, impulsionado principalmente pela migração dos assinantes para gerações posteriores e serviços intensivos em dados, como vídeo.

O tráfego total mensal global de dados em redes móveis alcançou 145 EB. Seu crescimento está sendo impulsionado tanto pelo aumento da base de smartphones quanto pelo aumento do volume médio de dados por assinante, alimentado principalmente pelo incremento na visualização de conteúdo de vídeo. No final de 2023, o tráfego de vídeo representava 73% de todo o tráfego de dados móveis.

Prevê-se que o tráfego de dados móveis cresça com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 20% até o final de 2029. As taxas anuais de crescimento do tráfego de dados móveis, no entanto, devem desacelerar em ritmos diversos em diferentes regiões até 2029.