|Mobile Time Latinoamérica| Após quatro meses da concessão das licenças de espectro, Claro e Nokia concluíram a primeira fase de implementação do 5G na Colômbia, com cobertura de mais de 1 mil sites no país. A fornecedora assinou novo contrato para a implementação de mais 400 sites da tecnologia.

O acordo entre as empresas oferece cobertura de rede móvel de quinta geração nas seis principais cidades da Colômbia, com planos de expansão para outros 14 municípios ainda em 2024.

A Nokia fornecerá equipamentos como o Nokia AirScale para ambientes internos e externos, o que inclui estações rádiobase, antenas Massive MIMO de alta capacidade e soluções de cabeça de rádio remoto (RRH).

A Nokia também fornecerá suas soluções para gerenciamento contínuo de rede e para operações automatizadas, bem como serviços de otimização de rede e suporte técnico.

A empresa também disponibiliza o Core 5G automatizado para desempenho de latência ultrabaixa. Com ele é possível oferecer FWA, por exemplo, e criar outras fontes de receita.

Com o IP Anyhul, a Nokia também oferece backhaul e fronthaul móveis escaláveis. A Claro contará ainda com a plataforma 1830 Photonic Service Switch (PSS) para fornecer conectividade multisserviço de alta velocidade em sua rede de transporte metropolitano. Neste caso ela suporta o tráfego das camadas de Agregação para Concentração.

Vale dizer que a Nokia e a Claro são parceiras há mais de 20 anos. As empresas implementaram, juntas, as tecnologias 2G, 3G e 4G na Colômbia.