A Urmobo acaba de anunciar uma nova ferramenta, o assistente virtual Odin, para gerenciamento de dispositivos móveis. Ao automatizar tarefas rotineiras e aumentar a eficiência operacional, a expectativa da empresa é atingir um faturamento na casa de R$ 5 milhões vindos do mercado Server Message Block (utilizado nesta tecnologia).

Com o objetivo de realizar todo o processamento do Odin, foi integrada uma API do Google para utilizar a sua ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa, o Gemini.

A solução está voltada para o mercado B2B e busca automatizar trabalhos que usam smartphones e tablets durante o expediente. Atividades como reinstalar dispositivo, instalar aplicativo, bloquear alguma ação, verificar localização ou fazer travas de segurança podem ser feitas em todos os dispositivos da companhia a partir de um pedido via chat, assim como um ChatGPT.

As pessoas responsáveis pelo controle do sistema são as equipes de tecnologia de cada empresa contratante. “São poucos funcionários habilitados para acessar o sistema e utilizá-lo no dia a dia para fazer a gestão dos dispositivos, fazer a liberação de aplicativos, acessar remotamente, trocar uma configuração e assim por diante”, detalha Vinicius Oliverio, especialista em tecnologia da Urmobo, em entrevista exclusiva a Mobile Time.

Ele menciona um de seus clientes, a empresa de saneamento básico, Aegea Saneamento, como exemplo. Eles têm aproximadamente 15 mil leituristas de hidrômetro e todos eles possuem um celular para fazer a leitura do relógio de água de casa em casa em determinadas regiões.

Para isso, é preciso controlar os milhares de dispositivos para ter o conhecimento sobre onde está cada aparelho. Se um dispositivo é roubado, o departamento de tecnologia precisa rastrear e bloqueá-lo. Outro exemplo de controle é a restrição de baixar aplicativos que fogem do trabalho, como jogos ou a possibilidade de ficar assistindo a vídeos no YouTube.

Por sua vez, o aplicativo que faz o gerenciamento em cada um dos dispositivos é instalado e, com o Odin, a tarefa é automatizada e os responsáveis da área de TI podem escrever o que eles precisam. Neste caso, Oliverio explica que a tarefa de desinstalar o app nos 15 mil aparelhos para, em seguida, baixar um novo no lugar do antigo agora pode ser feita apenas pedindo ao Odin essa alteração.

Modelo de negócio

Atualmente, a empresa trabalha com modelo de canais, ou seja, não faz a venda direta para nenhum cliente, e sim revendas. Já o modelo de comercialização se paga por cada dispositivo por mês. “É uma solução muito democrática, por isso temos clientes de grande porte e outros pequenos”, aponta. A padaria de bairro, por exemplo, que faz parte dos clientes parceiros, tem apenas um smartphone para fazer o controle. “Então, acaba saindo um preço muito barato, enquanto a Aegea vai pagar 15 mil multiplicado pelo valor pago de forma mensal”, reflete.

Clientes

Neste momento, são por volta de 280 empresas que aderiram à ferramenta. Companhias do setor do varejo como Carrefour também são clientes, além da empresa de segurança Brinks. “Qualquer empresa que tenha um funcionário usando um celular, eventualmente vai precisar de uma solução de controle. Então, não tem setores específicos”, afirma.

Resultados

A nova funcionalidade já está operando há pouco mais de um mês. Em maio deste ano, foi identificada uma redução de 10% no número de chamadas abertas para o canal de suporte da empresa. “Os clientes disseram que muitas coisas que antes não sabiam fazer e acabavam acessando o suporte, hoje conversam com o Odin que já consegue sanar as suas questões”, diz o especialista.

A Urmobo tem quatro versões do software. As empresas contratantes que decidirem escolher entre as duas versões mais robustas obtêm o acesso ao Odin.

Além disso, ao coletar as atividades mais realizadas de cada um de seus parceiros, é possível analisar todo o histórico de navegação no sistema da Urmobo e simular como seria o tempo no modo manual (antes da nova ferramenta) e automático (possibilidade de conversar com o assistente Odin).

Como resultado, a comparação registrou uma redução de até 60% no tempo gasto para as empresas realizarem ações de controle e gerenciamento de aparelhos que fazem parte de seus inventários.

Disponibilidade

Está disponível em todos os sistemas operacionais para dispositivos móveis como Android e iOS e também está presente em todo o Brasil, além de todos os países da América Latina por meio de revendas e distribuidores.

“Como o lançamento é muito recente, nós ainda estamos entendendo como isso está sendo utilizado, verificando todas as conversas para que a gente possa expandir [a tecnologia] depois com base nessas informações”, finalizou o executivo.