A Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP) anunciou o lançamento do aplicativo Radar Ambiental (Android, iOS), canal para receber denúncias de crimes ambientais. A ferramenta é gratuita e permite que o usuário não só descreva as infrações, mas envie fotos, vídeos e localização do ocorrido. Os registros serão mapeados pela Ouvidoria Nacional e, posteriormente, encaminhados ao Ministério Público (MP) responsável.

CNPM; radar ambiental

Ícone do Radar Ambiental. Reprodução.

Com o app, a pessoa pode acompanhar a evolução das denúncias ou receber notificações do MP sobre o andamento. Além disso, ela ficará a par das medidas adotadas e poderá visualizar respostas ou esclarecimentos sobre elas. Também é possível acessar um mapa que indica quais regiões são as mais afetadas e quais tipos de crimes ambientais são mais recorrentes.

A aplicação foi desenvolvida pelo Ministério Público do Amapá e testada no estado. Agora, está disponível para todo o Brasil. O lançamento está ligado ao Plano Estratégico Nacional de Atuação do Ministério Público no Combate aos Incêndios, publicado em 18 de setembro e criado para diminuir a destruição causada pelas queimadas. Com o alcance maior, as autoridades desejam aprimorar o mapeamento, o recebimento e a resposta a esses relatos.

Foto: Igarapé que corta a Comunidade São Benedito, na altura do Km 77 da BR-163 – Marizilda Cruppe/Divulgação/Flickr