Durante o MPN Fórum desta quinta-feira, 27, em São Paulo, Eduardo Henrique Pinheiro dos Santos, arquiteto de infraestrutura da Gerdau, falou sobre todo o processo de estruturação da rede privativa na unidade Ouro Branco/MG e quais são as expectativas para o projeto. Segundo ele, a Gerdau acredita que em cinco anos terá um retorno de R$ 8 milhões, valor mais que suficiente para pagar o montante investido.

Conforme a Mobile Time noticiou, a Gerdau concluiu o processo de instalação da rede privativa recentemente. Para isso, foram quase dois anos de estudo para que Santos convencesse a diretoria sobre a rentabilidade do projeto. O processo envolveu as áreas de TI, indústria 4.0, mineração e manutenção da empresa, além dos setores de logística, supply chain e transportes pesados da unidade.

A rede da Gerdau permite o monitoramento em tempo real de diversos sensores, conta com cinco mil chips disponíveis, sendo 500 deles em uso e 400 em smartphones. Em parceria com Claro e Embratel, a empresa instalou cinco torres 5G.