De acordo com o Ericsson Mobility Report de junho de 2024, 40% das teles no mundo que oferecem o serviço de FWA (Fixed Wireless Access) o fazem com planos tarifários baseados em velocidade. Houve um incremento de 13 pontos percentuais na comparação do estudo de um ano atrás, quando o serviço com este tipo de cobrança representava 27% do total. Vale dizer que o restante – ou seja, 60% das operadoras – têm planos tarifários baseados em volume (pacotes de GB por mês). E se 2023 encerrou com 130 milhões de conexões FWA em todo o mundo, para 2029 a projeção é que o acesso fixo sem fio alcance 330 milhões de conexões, cerca de 85% delas em 5G.

Vale lembrar que, segundo o mesmo estudo, o 5G representará 5,6 bilhões de conexões até 2029.

De acordo com a Ericsson, há 128 teles que oferecem o FWA no 5G, o que representa 53% de todos os provedores de serviços de FWA no mundo.

O relatório aponta que os novos serviços de FWA lançados ao longo do último ano estão concentrados em mercados emergentes – como Brasil, Índia e Nigéria –, com 18 novas ofertas, representando 65% dos lançamentos globais.

Em abril, 54 dos 128 provedores de serviços com ofertas de FWA 5G estavam em mercados emergentes, representando 42% de todos os provedores globais de serviços FWA 5G.

Tráfego global de dados móveis

O tráfego de dados móveis em serviços FWA representou no final de 2023 cerca de 22% do tráfego global. A projeção é que cresça mais de cinco vezes, podendo chegar em 2029 a 154 EB, ou mais de 30% do tráfego total de dados da rede móvel.

Por variação regional

A América do Norte se destaca como a região com a maior adoção, com 100% fornecendo serviços de FWA com ofertas baseadas em velocidade, sendo que 80% oferecem serviços sobre 5G.

No último ano, a Europa Ocidental experimentou o maior crescimento em ofertas baseadas em velocidade, e tem a segunda maior adoção de provedores de serviços de FWA globalmente, aumentando de 30% para 50%.

A região do Oriente Médio e África viu um crescimento sólido na proporção de provedores de serviços móveis oferecendo FWA sobre 5G, crescendo de 30% para 43%, bem como a porcentagem de provedores de serviços móveis oferecendo planos baseados em velocidade, crescendo de 14% para 33%.