No final de 2024, um app que trouxe para esta coluna foi o Portal, aplicativo de imersão e produtividade que ajuda no sono, a focar ou desanuviar (talvez o aplicativo mais perfeito já criado na App Store). Agora trago uma alternativa para o outro lado da balança, o Noice (Android).

Não é um app tão visual como seu rival para equipamentos Apple, mas este app tem uma biblioteca bem completa de áudios – que podem ser combinados – para ajudar o usuário a focar, meditar e relaxar (leia-se, dormir ou cochilar).

Quando o assunto é som, a principal diferença é que o Portal reproduz sons ambientes pré-definidos de lugares incríveis do planeta, como uma fogueira na Suíça ou uma chuva na Amazônia. Já o Noice tem poucas cenas pré-definidas, pois o seu intuito é dar ao usuário a alternativa de criar seus próprios cenários.

Criado por um desenvolvedor indiano, o Noice dá ao consumidor acesso à sua biblioteca com vários sons tranquilos de ambiente, como pássaros, passos em chão de terra, pessoas conversando ao fundo, canto de gaivotas, um riacho. O app mistura todos e o usuário define apenas qual som quer ouvir mais forte.

Uma vez que este cenário está criado, o usuário pode salvar esse pre-set em sua playlist para ouvir novamente. Ao todo são 31 sons no formato MP3. O app também permite:

  • Parear o celular via Chromecast para reproduzir em uma tela, como uma TV;
  • Colocar um alarme para acordar com o som ambiente ou cenário de sua escolha;
  • E colocar modo sleep para desligar o som durante o sono e criar uma rotina na hora de dormir.

Por ter uma comunidade forte e ser construído em padrões de código aberto, o Noice está 99% traduzido para o português. Ainda há uma versão premium do app com mais 18 clipes, sons MP3 em alta definição, criação de vários alarmes ao longo do dia, possibilidade de upload dos seus sons e de download dos sons para usar o app offline.

A opção paga sai a partir de R$ 9,55 no contrato anual.

Imagem principal: Arte de divulgação do Noice (crédito: Noice)