A Apple suspendeu seus pedidos de componentes para o iPhone 5 em razão da demanda abaixo do esperado pelo aparelho, segundo disseram pessoas próximas à empresa ao The Wall Street Journal nesta segunda-feira, 14. Ao que tudo indica, as vendas do novo smartphone mais não estão sendo tão boas quanto o previsto.

As fontes revelaram que as encomendas de telas do iPhone 5 no trimestre caíram para cerca de metade do que a empresa havia planejado. Pedidos de outros componentes, além das telas, também foram suspensos. Os fornecedores de telas que tiveram pedidos cancelados pela companhia são a Sharp, a Japan Display e a LG Display.

Para alguns analistas, a queda na vendas do iPhone 5 é reflexo do aumento da concorrência no mercado de smartphones. A Samsung, principal rival da Apple, já ultrapassou a fabricante norte-americana em participação de mercado com a venda, em diferentes faixas de preço, de diversos modelos de aparelhos com o sistema operacional Android, do Google. Além disso, a procura por smartphones de baixo custo, como os da chinesa Huawei, vem ganhando força.

Quando o iPhone 5 foi lançado, havia a preocupação de que os fornecedores de telas não conseguissem atender a demanda da Apple. Em agosto do ano passado, a Sharp admitiu que não havia iniciado a produção de telas para o iPhone 5, cujo lançamento ocorreria apenas um mês depois. Em outubro, uma pessoa ligada à Foxconn, fabricante chinesa que produz smartphones para a Apple, revelou que a produção de componentes do novo smartphone foi afetada em razão da complexidade na montagem do dispositivo, o que poderia acarretar no atraso nas entregas. Por conta das dificuldades na fabricação dos componentes, a Apple teria feito pedidos em grande volume aos fornecedores no fim do ano passado, mas agora se viu obrigada a cancelá-los.

O reflexo imediato do cancelamento dos pedidos é que as ações da fabricante iniciaram o pregão no mercado preliminar da bolsa eletrônica Nasdaq com baixa de 4%, cotadas a US$ 502,95, às 11h20 (horário de Brasília).

O revisão dos pedidos representa um balde de água fria nas previsões da Apple, que criou grande expectativa quando da apresentação do produto em 12 de setembro do ano passado. Logo após o lançamento, a companhia adiou em ao menos uma semana a entrega dos aparelhos devido ao grande número de pedidos na época. Apenas 60 minutos depois de o sistema de encomendas do aparelho ter sido ativado no site da Apple, a data de entrega teve de ser prorrogada.

 

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