Com alguns milhões de usuários ativos ao redor do mundo e tendo figurado em diversas listas de melhores do ano para Android e iOS, Any.do é um dos mais bem sucedidos aplicativos móveis de lista de tarefas. O conceito é simples: liste seus afazeres e risque-os conforme os conclui. No ar há um ano e meio, o app ainda não tem nenhuma fonte de receita. Seu download e sua utilização são gratuitos e não há qualquer propaganda . Em entrevista por telefone com MOBILE TIME, o fundador e CEO do Any.do, Omer Perchik, explicou que o plano é desenvolver um sistema de sugestões contextualizadas, de acordo com as listas de afazeres do usuário e seu perfil de uso. "Se você escrever que vai comprar um bilhete aéreo para São Paulo, o sistema poderá sugerir que você acesse o Trip Advisor ou algum site de venda de passagens aéreas", explica Perchik. "Já começamos alguns testes com essa ferramenta. O lançamento provavelmente será este ano, mas não posso especificar uma data", disse.

Antes disso, em fevereiro, o Any.do ganhará uma versão remodelada, cujo objetivo é fomentar ainda mais o uso do aplicativo, transformando-o em um hábito diário para quem o instalar no smartphone. "Tem gente que baixa e não usa muito. Com base nas informações que coletamos, queremos fazer com que o Any.do se torne um hábito para mais gente", comenta, sem adiantar detalhes das novas funcionalidades. A nova versão será lançada simultaneamente para Android e iOS. Não há planos para Windows Phone ou Blackberry 10 por enquanto.

Perchik explica que é difícil elaborar um aplicativo de lista de tarefas que agrade perfeitamente a todos os usuários. "Cada pessoa tem o seu jeito particular de planejar o dia. Alguns mandam emails para si mesmos, outros marcam no calendário. No começo, criamos três níveis de prioridades para as tarefas. Depois percebemos que seria melhor simplificar para apenas dois níveis: alta e baixa prioridade", exemplifica. Ele cita justamente a simplicidade como um dos diferenciais do Any.do sobre as centenas ou quiçá milhares de concorrentes existentes no Google Play e na App Store.

Brasil

O executivo calcula que haja no Brasil mais de 100 mil usuários do Any.do. A empresa quer mais. Recentemente contratou um engenheiro brasileiro e criou uma versão em Português adaptada à cultura brasileira. "O Android está crescendo muito rapidamente no Brasil. Vemos muitas oportunidades tanto em aumento de base quanto em receita no Brasil", disse. A abertura de um escritório no País, contudo, não está nos planos, por enquanto. O caminho será reforçar a exposição do app na mídia brasileira. Um detalhe curioso sobre a estratégia da Any.do: a empresa conquistou milhões de clientes sem gastar um centavo com marketing. "até agora focamos totalmente no desenvolvimento do produto", garante.

Para quem quiser testar, seguem os links para o Any.do no Google Play e na App Store.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!