O grupo Accor, dono de diversas redes de hotelaria, como Ibis e Novotel, vem dobrando ano a ano a quantidade de reservas feitas através de canais móveis (site móvel e apps) no Brasil. No ano passado, a empresa registrou 22 mil diárias a partir de reservas mobile, o que representou aproximadamente 1% das vendas online da empresa no País. A expectativa para 2013 é dobrar de novo, alcançando cerca de 45 mil diárias reservadas através de celulares, projeta a gerente de Internet e e-commerce da Accor para América Latina, Silvia Silva.
A maioria dos hóspedes nos hotéis da Accor realizam a reserva com pelo menos 10 dias de antecedência. No caso dos canais móveis, 45% das reservas acontecem no mesmo dia de chegada ou um dia antes. "Geralmente são viagens de última hora ou gente que teve uma resposta negativa para alguma reserva em outro hotel", explica Silvia.
Para atender à crescente demanda por reservas via celular, a Accor reformulou seus sites móveis e lançou esta semana uma nova versão do seu aplicativo Accorhotels.com, que permite a realização de reservas nos hotéis de todas as bandeiras do grupo no mundo inteiro. São mais de 3,5 mil hotéis espalhados por 92 países. O app inclui busca por geolocalização, além de vídeos e fotos de cada hotel pesquisado, e está disponível em 12 idiomas e três sistemas operacionais (Android, Blackberry e iOS).
Paralelamente, a Accor lançou um app dedicado à bandeira Ibis, que permite realizar reservas em qualquer um dos 1,6 mil hotéis das marcas Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget (antigo Formule 1). "A marca Ibis é particularmente forte em online. Está no seu DNA", justifica a executiva. Tal como o app multimarcas, este está disponível para Android, Blackberry e iOS.
Novas atualizações estão sendo planejadas para o resto do ano. "Queremos que nosso relacionamento com o cliente aconteça todo dentro do app, para acompanhar todo o seu ciclo de viagem", relata Silvia.