Não foi à toa que a GSM Association (GSMA) decidiu distribui mais de 1 mil smartphones com NFC para delegados e outros participantes do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona este ano, junto com uma cartilha ensinando a usar os serviços de comunicação por aproximação. Se até os visitantes da maior feira de telefonia celular do mundo precisam aprender a usar NFC, o que dizer do público em geral? Em painel sobre a adoção da tecnologia realizado nesta segunda-feira, 25, no MWC, executivos da Visa, das operadoras Orange e Turkcell e da Isis (joint-venture de m-payment que une três grandes teles norte-americanas) concordaram que está na hora de ensinar o consumidor final a usar NFC.

"Ninguém nasceu sabendo como comprar com celular. Todo mundo precisa de treinamento. O lado bom é que só se aprende o "tapping" uma vez. Não é necessário mais que uma aula", comentou o CMO da Isis, Ryan Hughes, depois de apresentar no painel um vídeo em que consumidores norte-americanos fazem pela primeira vez pagamentos com celular em um McDonald's. Depois de certa dificuldade inicial, todos aprendem e gostam da novidade. "Tapping" é o ato de encostar o celular com NFC no leitor.  Um dado interessante de um estudo divulgado no painel: as pessoas levam, em média, 45 minutos para perceberem que perderam a carteira e apenas 9 minutos quando se trata do celular.

Para Bill Gajda, diretor de mobilidade da Visa, a falta de conhecimento e o medo do consumidor são as maiores barreiras para o NFC. "Não basta entregar um handset na mão das pessoas. É preciso ensiná-los a usar, mostrar que é seguro", aconselhou o executivo. E acrescentou: "os estabelecimentos comerciais também precisam de treinamento. Mais de 1 milhão deles nos EUA receberam máquinas de POS com NFC e ainda não ativaram".

A operadora turca Turkcell foi pioneira ao lançar há um ano um serviço de pagamento móvel com NFC em parceria com 12 bancos locais e desenvolver sua própria plataforma de Trusted Service Manager (TSM). "Precisamos priorizar serviços que sejam facilmente aprendidos pelos consumidores. O foco não deve ser apenas pagamento, mas serviços que façam parte da vida dos consumidores", sugeriu o diretor de serviços financeiros móveis da Turkcell, Ali Salci. A empresa lançará em breve uma solução de bilhetes para transporte público via NFC.

O executivo responsável pelos serviços NFC da operadora francesa Orange, François-Xavier Godron, citou algumas das possíveis utilidades da tecnologia para além do pagamento: cartão de embarque em aviões; abertura de portas sem uso de chave; compartilhamento e acesso a conteúdo multimídia; cupons móveis. Na França estão à venda hoje 26 modelos diferentes de celulares com NFC. Dois anos atrás era apenas um. Até agora, 3 milhões de aparelhos com a tecnologia foram comercializados naquele país, segundo Godron. Desde julho de 2012, todas as novas máquinas de POS na França vêm com leitor de NFC. A expectativa é de que 300 mil estejam em funcionamento ao fim deste ano, o que representaria 30% do parque total.

Modelo de negócios

Outro ponto que preocupa o executivo da Visa é o modelo de negócios. Ele entende que o custo para os emissores de cartão não é atraente. "Por que os emissores participariam se precisam pagar para estar dentro do SIMcard?", questionou. Gajda entende que a fatia de receita que cabe aos bancos seria menor no modelo de negócios em que as teles controlam as aplicações NFC instaladas no SIMcard. A Visa diz ser agnóstica quanto à localização do elemento seguro (componente que garante a autenticação da aplicação e do usuário de NFC, hoje comumente instalado no SIMcard e controlado pelas teles). Para Gajda, soluções alternativas continuam válidas, como o elemento seguro embarcado no próprio handset ou em um cartão microSD.

 

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