A Kekanto, rede social brasileira criada para a recomendação e avaliação de lugares, está desenvolvendo uma plataforma de publicidade voltada para pequenos e médios estabelecimentos comerciais. A ideia é que essas empresas possam, através da web, montar suas próprias campanhas, tirando proveito da capacidade de contextualização e segmentação do Kekanto. "Temos milhões de páginas de lugares e seus respectivos endereços. Podemos segmentar um anúncio ao nível de uma rua e cruzar com dados do IBGE", comenta o CEO da Kekanto, Fernado Okumura. O serviço será "self-service", ou seja: qualquer anunciante poderá montar sua campanha sozinho, através da web, sem a necessidade de interação com um vendedor da Kekanto.  A novidade, que está em desenvolvimento interno, ajudará a Kekanto a atingir o seu break-even, o que o executivo espera que aconteça até o ano que vem.

A Kekanto nasceu em 2010 como um diretório de construção civil: a proposta era reunir em uma página na web uma lista de prestadores de serviços com avaliações dos usuários e seus contatos. "Aos poucos fomos acrescentando outras verticais. Os próprios usuários foram utilizando a plataforma cada vez mais para entretenimento e gastronomia", relata Okumura. A rede social inclui a função de check-in aos locais visitados pelo usuário. Na prática, a Kekanto se tornou uma espécie de Foursquare brasileiro, guardando semelhanças também com o Trip Advisor. Okumura reconhece a competição com esses outros serviços, mas enxerga diferenças entre eles. "Nós nos vemos como uma rede social, não como um guia. A homepage pode ser a página com atualizações dos amigos, o que nos diferencia do Trip Advisor", explica. "No Kekanto as pessoas buscam dicas para decidir para onde ir. E depois que chegam, querem dicas do que fazer lá. No Foursquare o foco está mais nesse segundo momento", compara.

Hoje a Kekanto é acessada por 6 milhões de usuários únicos por mês, dos quais aproximadamente 20% provêm de dispositivos móveis (o app está disponível para Android, iOS, Blackberry, Windows Phone e HTML5). O executivo espera que o volume de usuários únicos dobre até dezembro e que a participação mobile alcance um percentual entre 30% e 40%, o que representará cerca de 4 milhões de pessoas.

Expansão

A Kekanto vem se expandindo internacionalmente também. O serviço está presente em oito países: Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Portugal. Em cada um deles há um representante da Kekanto organizando o conteúdo local. "Essa presença internacional veio de uma demanda da própria comunidade. As pessoas querem ler opiniões de brasileiros quando viajam para o exterior", relata Okumura. Os EUA devem ser o próximo mercado, a começar por Miami. Depois virão cidades na Europa.

Vale lembrar que os apps do Kekanto estão disponíveis em português, inglês e espanhol. Ou seja: estrangeiros também podem utilizá-lo. A empresa vem testando ainda uma solução de tradução automática para as opiniões dos usuários, funcionalidade que pode ser lançada neste semestre.

No começo deste ano a Kekanto recebeu aporte de uma segunda rodada de investimentos da ordem de US$ 5,5 milhões. Entre os novos sócios estão W7 Brazil Capital, Accel Partners e Kaszek Ventures. Okumura, contudo, garante que não há pressão para lucro no curto prazo. "Nossos investidores têm perspectiva de longo prazo. A prioridade por enquanto é gerar audiência e aperfeiçoar o app", diz.

 

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