O boom de apps de chamada de táxi vivido no Brasil nos últimos 18 meses (Easy Taxi, Taxibeat, Safer Taxi, Taxijá são apenas alguns dos existentes) já foi experimentado na Europa. Lá, os primeiros serviços desse tipo surgiram há cerca de quatro anos. Hoje, o mercado europeu entra em uma fase de maturidade, na qual as empresas têm verba para investir em publicidade externa e começam a criar funcionalidades extras, como a possibilidade de pagamento com cartão de crédito através do app. Serve de exemplo o myTaxi, app criado na Alemanha e hoje presente em mais de 30 cidades europeias, incluindo Madri, Barcelona, Zurique, Varsóvia e Viena, além de Washington, primeira na Américas.
Em recente visita a Barcelona para a cobertura do Mobile World Congress, a equipe de MOBILE TIME notou na estação de trem propagandas do myTaxi e decidiu entrar em contato para conhecer sua história. "O myTaxi foi criado em 2009 quando não havia nenhum app assim no mundo. O maior desafio era conseguir massa crítica. Os fundadores saíam nas ruas falando diretamente com os motoristas", relata Lina Wüller, gerente sênior de relações públicas da myTaxi. Cada motorista paga 79 centavos de euro por corrida na Europa e US$ 1, nos EUA. Preços bem parecidos com os praticados no Brasil (R$ 2 por corrida).
Linna conta que uma das dificuldades no começo era a baixa penetração de smartphones entre os taxistas, mas isso foi resolvido naturalmente, com a popularização do produto na Alemanha nos últimos anos, o que deve acontecer no Brasil em breve também.
Em quatro anos, o myTaxi contabiliza mais de 3 milhões de downloads e uma frota de 20 mil táxis. O sucesso veio acompanhado da expansão internacional e a entrada de novos investidores: em janeiro passado, obteve sucesso em uma segunda rodada de investimento, angariando 10 milhões de euros. Com dinheiro em caixa, segue expandindo sua operação e vem investindo em publicidade externa, como o anúncio exposto em Barcelona. A executiva não pode adiantar quais serão as próximas cidades e nem mesmo dizer se a América do Sul está entre os planos da empresa. O critério básico é que sejam cidades com muitos táxis. No caso de Washington, contribuiu o fato de ser a sede de um dos investidores. Às vezes, questões regulatórias locais atrasam o lançamento.
Em mais um sinal de maturidade, a myTaxi recentemente disponibilizou a seus usuários na Alemanha, na Espanha e nos EUA a possibilidade de pagamento via cartão de crédito ou PayPal dentro do app. O passageiro cadastra previamente o dados do seu cartão. Depois disso, a cada corrida, o taxista marca o valor em seu smartphone e o passageiro recebe uma notificação na tela do seu aparelho com o preço e um espaço para digitar sua senha, de forma a confirmar o pagamento. O recibo chega por email. E o motorista recebe da myTaxi uma vez por mês os pagamentos acumulados nos últimos 30 dias. Entre os apps em operação Brasil, é sabido que a Easy Taxi incluirá ferramenta similar em breve.
Perguntada sobre que conselho daria aos serviços de chamada de táxi brasileiros que estão começando agora, Linna respondeu: "Sempre pensem grande. Foi o que fizemos desde o começo. Iniciamos em Hamburgo e expandimos para outras cidades e países rapidamente".