Entre os browsers mais usados pelo celular, aparece em primeiro lugar o Android Webkit, com 37,6% dos acessos realizados no terceiro trimestre de 2012, seguido pelo Safari (35,7%), de acordo com o relatório apresentado pela empresa norte-americana Akamai Technologies. O Opera Mini aparece em terceiro lugar, com cerca de 20%.
O volume global de tráfego de dados móveis dobrou entre o terceiro trimestre de 2011 ao terceiro trimestre de 2012, e registrou crescimento de 16% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2012. Entre as operadoras conectadas à plataforma da Akamai, as velocidades médias de conexão variaram entre 7,8 Mbps e 324 kbps.
No relatório, aparecem as médias de duas operadoras brasileiras, identificadas apenas como BR-1 e BR-2. Na primeira, a média de velocidade de conexão é de 988 kbps, com pico médio de 8 Mbps. Já a segunda operadora apresenta uma média mais alta, de 1,4 Mbps, e pico médio de 10 Mbps. Entre as três operadoras dos Estados Unidos presentes na pesquisa, a maior média de velocidade de conexão foi de 2,4 Mbps, e o máximo alcançado de 9,7 Mbps. Uma operadora argentina destaca-se com a média de velocidade de 2,2 Mbps e um pico médio de 18 Mbps.
Os dados do relatório apresentado pela Akamai Technologies foram coletados da plataforma da Akamai e da Ericsson.