Foi lançado esta semana o livro "Steve Jobs and the world of mobile", de autoria do especialista em tecnologia Patrick Meyer. Poderia ser mais um livro qualquer discutindo o legado deixado pelo fundador da Apple se não fosse a inclusão de tags com NFC (Near Field Communications) para a interação com os leitores. Trata-se de uma novidade para o mercado editorial, que promete rivalizar com QR codes e realidade aumentada. No livro em questão, há uma tag escondida dentro da capa dura: ao se aproximar um smartphone com NFC, ouve-se um som e aparece uma mensagem na tela com um link para um vídeo de apresentação do autor. A etiqueta NFC foi fornecida pela Smartrac e o conteúdo multimídia foi criado pela Thinaire.
A edição com capa dura está à venda na Amazon dos EUA por US$ 14,95 e inclui um segundo livro de bônus, intitulado "Apps: the inside scoop".
Análise
O NFC chega ao mercado editorial para concorrer com QR codes e soluções de realidade aumentada como canal de interação multimídia com os leitores. Como vantagem, oferece uma interação mais rápida e automática, bastando aproximar o aparelho do local onde está a etiqueta com NFC. A desvantagem principal está no custo de se incluir essa etiqueta nos livros, o que representa mais uma etapa no processo de edição. Além disso, ainda há poucos modelos de smartphones compatíveis com NFC.
O QR code continua sendo a alternativa mais barata e popular, pois funciona com qualquer smartphone. A realidade aumentada, por sua vez, é a mais cara, entretanto, por outro lado, possibilita uma experiência mais rica e encantadora para o leitor.