A despeito de todas as inovações tecnológicas recentes, a perda de dados continua sendo uma preocupação para os usuários. De acordo com pesquisa realizada pela Gemalto, 50% dos usuários de aparelhos celulares entrevistados afirmaram já ter perdido algum tipo de conteúdo. No Brasil, esse percentual sobe para os 59%. Não é de se estranhar, portanto, o alto número de usuários que consideram a segurança de dados um fator de extrema relevância: 77% dos entrevistados classificaram os serviços de backup como muito importante, e 69% mantiveram essa opinião no que diz respeito às soluções de compartilhamento. No Brasil, 95% dos entrevistados disseram estar interessados em serviços de backup e 89% confirmaram que provavelmente usariam esse serviço se fosse oferecido pela operadora.
80% dos usuários afirmaram que utilizariam serviços em nuvem para manterem seus dados seguros, e 60% garantiram que pagariam por esse tipo de solução. Entre os serviços pesquisados pela Gemalto, ganharam destaque aqueles de wipe & lock (que bloqueia acesso ao aparelho após perda ou roubo) e de backup automático de foto e vídeo: 90% dos entrevistados mostraram interesse pelo primeiro serviço e 80%, pelo segundo. No Brasil, 91% dos usuários dizem estar interessados em solução de compartilhamento de foto e vídeo e 86% afirmaram que aceitariam o serviço, caso fosse oferecido pela operadora.
A pesquisa “Percepções dos clientes sobre armazenamento em nuvem, back-up e compartilhamento de conteúdos pessoais” foi realizada nos meses de junho e julho de 2012 com 4.400 usuários de aparelhos celulares de quatro países: Brasil, Alemanha, África do Sul e Malásia.