Apesar do crescimento na penetração dos smartphones no mercado brasileiro, a Zenvia, empresa especializada em mobilidade corporativa, acredita que ainda há bastante espaço para expansão dos seus negócios voltados para a comunicação interna das empresas. “Notamos que uma grande massa dos colaboradores dos nossos clientes ainda não utiliza smartphones. O SMS ainda é o modo mais garantido de se comunicar com equipes em campo”, analisa Sâmia Torresini, executiva de negócios da Zenvia.
Torresini afirma que são muitos os setores que utilizam a solução de envio de mensagens de texto na comunicação entre os funcionários. É comum o uso desse serviço no setor varejista, para facilitar o contato com as equipes de venda, no ramo da indústria, que utiliza o SMS para comunicar-se com colaboradores, ou no de serviços de telecom, em que técnicos precisam dar informações sobre instalações. "É ideal para empresas que têm muitos funcionários fora do escritório e sem acesso a tablets e smartphones", esclarece Torresini.
A Stemac, empresa de soluções em energia, é uma das clientes da Zenvia que utiliza o SMS como ferramenta de comunicação com equipes de campo. Roberto Brasbil, coordenador operacional da divisão de serviços e peças, diz que a praticidade foi o que motivou a escolha pelo SMS para a comunicação com os técnicos da Stemac espalhados por todo o Brasil: “Com o SMS, podemos mandar a mesma mensagem para vários técnicos ao mesmo tempo”. “Além disso, a mensagem de texto é um meio de formalizar a informação”, acrescenta. Para Brasbil, a facilidade operacional do SMS também pode ser apontada como uma vantagem. Torresini acredita que, no caso da Stemac, devido ao volume na comunicação, a opção pela chamada telefônica poderia ser considerada inviável.
Para expandir o serviço, a Zenvia pretende conquistar clientes além dos setores tradicionais. Torresini aponta a área de comunicação das empresas como um nicho promissor de negócios. “É um setor que ainda usa muito pouco (o SMS) perto do que poderia usar”, arrisca.