Docusign Ink é uma espécie de gerenciador pessoal de assinatura de documentos digitais. Traduzindo: ele facilita que você assine contratos ou quaisquer outros documentos que receba em formato digital, independentemente da extensão do arquivo (PDF, JPG, Word etc). Ao abrir pela primeira vez o app, o usuário é convidado a gravar sua assinatura e sua rubrica, o que pode ser feito com o dedo na tela do smartphone, mas o resultado fica melhor se utilizado um tablet e uma caneta stylus. Depois disso, basta abrir pelo Docusign Ink qualquer contrato que precise assinar e arrastar sua assinatura ou rubrica até o local onde ela deve estar. O app salva a nova versão e se encarrega de enviá-la por email para quem for preciso. Se o documento em questão estiver em papel, pode-se usar a câmera do celular ou tablet para fotografá-lo e digitalizá-lo. Para treinar, o software traz alguns modelos de documentos fictícios, como um contrato de aluguel, um contrato de venda de carro e uma autorização para viagem escolar.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de incluir no documento a data e o local da assinatura. Na prática, Docusign acaba com o trabalho de imprimir um contrato, assiná-lo à caneta e escanear a versão assinada. Uma verdadeira mão na roda.
O app inclui ainda o serviço de solicitação de assinatura de terceiros, enviando "envelopes" virtuais por email com o documento a ser assinado. O app vem com cinco envelopes de graça. Cada envelope extra custa US$ 0,99 e o pacote com cinco, US$ 4,95. A empresa responsável também vende uma versão ilimitada corporativa com integração aos sistemas internos, o que pode ser bastante útil para equipes de campo.