Quando pensa em um smartphone ideal, o consumidor brasileiro das classes C e D quer que o produto venha com aplicativos pré-embarcados. A funcionalidade foi apontada como essencial por 76% dos entrevistados em uma pesquisa cujo objetivo foi traçar o perfil do smartphone ideal para esse público. Foram entrevistadas 256 pessoas com renda familiar mensal entre R$ 500 e R$ 3.500 e idades entre 16 e 50 anos.
Por ordem decrescente de preferência, as funcionalidades citadas como essenciais foram: cartão de memória de alta capacidade (96%); bateria com duração de 12 horas contínuas (93%); Wi-Fi (90%); Bluetooth (89%); câmera de alta resolução -12 megapixel (89%); GPS (79%); aplicativos pré-instalados no aparelho (76%); entrada para mais de um SIMcard (67%).
A mesma pesquisa consultou quais são as funcionalidades mais utilizadas pelos entrevistados com seus celulares atuais. O resultado foi: SMS (74%); MP3 (65%); câmera digital (61%); rádio FM (60%); Internet móvel (44%); redes sociais (42%); e-mail (35%); Wi-Fi (32%).
Entre as curiosidades descobertas pela pesquisa está o fato de as mulheres da classe D serem mais adeptas de mensagens de texto (78%) e de escutar rádio FM no celular (62%) do que os homens (70% e 58%, respectivamente). Entre os homens, as funcionalidades favoritas são MP3 (68%) e câmera digital (62%). Chama a atenção o fato de apenas 30% das mulheres da classe D terem respondido que usam a câmera digital do aparelho, uma diferença muito grande em relação aos homens.
A pesquisa foi realizada pela Informa e pela Qualcomm. Ela é um bom complemento à pesquisa qualitativa realizada com jovens da periferia de São Paulo conduzida pela Di Capire e também divulgada nesta segunda-feira, 18.