O Evernote, aplicativo móvel para armazenamento e gerenciamento de anotações em texto, áudio e foto, ultrapassou recentemente a marca de 1 milhão de usuários no Brasil. Um ano atrás a base no País girava em torno de 150 mil pessoas, informa Luis Samra, gerente geral da Evernote para América Latina. O Brasil vem crescendo a uma velocidade maior que a média mundial da Evernote: sua base total de clientes era de 20 milhões um ano atrás e agora gira em torno de 50 milhões. A expectativa de Samra é de ultrapassar a marca de 2 milhões de usuários no Brasil até dezembro.
Há vários fatores para o sucesso do Evernote no Brasil. Um deles é o crescimento do mercado nacional de smartphones. Outro são as parcerias locais firmadas pela empresa. Os brasileiros que compram smartphones da Samsung, por exemplo, ganham três meses de acesso à versão premium do aplicativo. A Positivo, por sua vez, embarca o Evernote em seus tablets. A Evernote também gostaria de firmar acordos com operadoras móveis brasileiras, informa Samra. Além disso, a realização de duas maratonas de desenvolvedores nos últimos dois anos no Brasil também contribuiu para difundir o aplicativo.
O Evernote está disponível em versões gratuita e paga. A gratuita tem um limite de upload mensal de 100 Mb. A paga custa US$ 5 por mês e garante até 1 Gb de upload mensal. Em ambas não há limite de espaço de armazenamento. A empresa não abre a proporção entre usuários da versão gratuita e de assinantes da versão paga.
O app tem uma série de funcionalidades, fazendo as vezes de organizador de tarefas diárias, caderno de anotações multimídia etc. O Evernote faz você ser mais inteligente. Ele permite armazenar e recuperar ideias em qualquer lugar e em qualquer aparelho", diz o executivo. "Não temos um perfil médio de usuário. Ele pode ser qualquer pessoa. Temos jornalistas, médicos, músicos, esportistas, designers, arquitetos e cozinheiros usando o Evernote", complementa.
As anotações geradas pelos usuários não consomem memória dos aparelhos, pois ficam armazenadas nos servidores da Evernote. Samra ressalta que o conteúdo permanece privado e seguro: a empresa não se aproveita dele para fins comerciais. Para evitar qualquer dúvida, a Evernote não adota o modelo de publicidade nem mesmo na sua versão gratuita. Em caso de cancelamento da conta, o conteúdo pode ser todo baixado de volta sem custo adicional.
Evernote Business
Em um sinal de sua aposta no mercado brasileiro, a Evernote lançará no começo do próximo trimestre no País a sua versão corporativa, chamada Evernote Business. O app possibilita que uma companhia compartilhe informações de seus variados departamentos com seus funcionários, inclusive um painel de controle, tornando-se uma ferramenta de produtividade colaborativa. O limite de upload mensal é de 4 GB e a assinatura custa US$ 10 por mês por usuário. Se o funcionário já tiver uma conta pessoal do Evernote, pode, através dela, ter acesso ao conteúdo corporativo, sem compartilhar as suas anotações particulares, explica Samra.