Por incrível que pareça, usuários com smartphones de porte médio (tela entre 3,5 e 4,9 polegadas) passam proporcionalmente mais tempo lendo livros e vendo vídeos em seus aparelhos do que aqueles com tablets. Essa é uma das descobertas de um estudo realizado pela Flurry no qual foi comparado o consumo de conteúdo móvel de acordo com o tamanho da tela do device.
A Flurry atualmente monitora uma base de mais de 1 bilhão de smartphones e tablets espalhados pelo mundo. A empresa selecionou os 200 modelos com maior quantidade de usuários nos últimos 30 dias e os dividiu em cinco grupos, de acordo com o tamanho de suas telas: smartphones pequenos (com telas de até 3,5 polegadas); smartphones médios (com telas de 3,6 a 4,9 polegadas); phablets (com telas de 5 a 6,9 polegadas), tablets pequenos (com telas de 7 a 8,4 polegadas) e tablets grandes (telas a partir de 8,5 polegadas). Alguns exemplos: a maioria dos modelos BlackBerry estão na categoria smartphone pequeno; o iPhone e os smartphones da família Galaxy estão na categoria de porte médio; a família Galaxy Note está entre "phablets"; o Kindle Fire e o iPad Mini são tablets pequenos; e o iPad está na categoria de tablets grandes. Do universo de 200 modelos pesquisados, 16% são smartphones pequenos; 69%, smartphones médios; 2%, phablets; 6%, tablets pequenos; e 7%, tablets grandes.
Dentre os usuários ativos, ou seja, que abriram pelo menos um dos apps monitorados pela Flurry no período pesquisado com algum dos 200 modelos considerados, 72% tinham smartphones de porte médio; 13%, tablets grandes; 7%, smartphones pequenos; 5%, tablets pequenos; e 3%, phablets. É a comparação desses dados com os demais que mostra a diferença na proporção de uso. Por exemplo: os usuários de smartphones médios responderam por 76% das sessões abertas de apps monitorados pela Flurry no período da pesquisa, ou seja, mais do que a sua proporção no total de usuários ativos. Por outro lado, os donos de smartphones pequenos tiveram um desempenho ruim, respondendo por 4% das sessões, menos do que a sua proporção no total de usuários ativos. A participação dos phablets, tablets pequenos e tablets grandes no volume de sessões foi de 3%, 4% e 13%, respectivamente.
Na análise por tipo de conteúdo, chama a atenção o fato de os smartphones de porte médio ganharem dos tablets na participação por tempo gasto em livros e vídeos. No caso dos livros, os smartphones de porte médio responderam por 83% do tempo gasto, enquanto os tablets grandes e pequenos tiveram participação de 5% cada um. Os phablets e os smartphones pequenos responderam por 4% e 3% do tempo total em livros, respectivamente.
No tempo consumido com vídeos, os smartphones de porte médio registraram participação de 85%, ante 5% dos smartphones pequenos; 4%, dos tablets grandes; 4% dos tablets pequenos; e 2%, dos phablets.
A explicação da Flurry para essa desigualdade estaria no perfil de uso dos aparelhos. Os smartphones de porte médio são carregados no bolso o tempo inteiro e seriam usados para livros e vídeos quando seus donos estão a caminho do trabalho. Os tablets são mais usados em casa e por isso teriam participação menor no tempo total de consumo desses conteúdos.
Por outro lado, na categoria de games, as pessoas têm passado proporcionalmente mais tempo nos tablets do que nos smartphones. Os tablets grandes responderam por 17% do tempo gasto com games e os tablets pequenos, 12%. Os smartphones médios, os smartphones pequenos e os phablets responderam por 69%, 5% e 2%, respectivamente.
Sistema operacional
A Flurry também mostra a distribuição dos usuários ativos de acordo com o sistema operacional e o tamanho da tela. No Blackberry, 70% dos usuários ativos têm smartphones pequenos e 30%, smartphones grandes. No Windows Phone, 100% têm smartphones médios. No iOS, 74% têm smartphones médio (iPhones); 2%, tablets pequenos (iPad Mini); e 24%, tablets grandes (iPads). A categoria de phablets só existe no Android. O sistema operacional do Google se divide da seguinte forma, no que tange os usuários ativos computados na pesquisa da Flurry: 14% têm smartphones pequenos; 70%, smartphones médios, 7%, phablets, 8%, tablets pequenos e 2%, tablets grandes.