O modelo de negócios "freemium", tão comum em aplicativos móveis, agora será adotado também para conteúdo em SMS, em uma iniciativa da Claro no Brasil. A primeira iniciativa da operadora nesse sentido acontece no segmento de saúde, com o lançamento do serviço "Viva Bem", de dicas de bem-estar e saúde via SMS. Haverá uma versão gratuita e outra paga, com conteúdo adicional.

A versão gratuita está disponível para qualquer cliente da Claro e consiste no envio de até três dicas por dia via mensagem de texto sobre o tema da semana, que pode ser alimentação, atividade física, sono, fumo, dentre outros. O serviço inclui também um quiz por SMS. Para assinar, basta enviar um SMS com a palavra "saúde" para 403.

Por sua vez, a versão paga custa R$ 1,99 por semana e inclui, além de informações mais detalhadas por SMS, mensagens multimídia (MMS) e a possibilidade de participar de chats sobre o tema com outros assinantes do serviço. A opção paga é oferecida pelo sistema depois de o cliente acessar a versão gratuita. A assinatura é renovada automaticamente toda semana até o cliente solicitar seu cancelamento enviando mensagem com a palavra "SAIR" para 403.

Modelo de negócios

O termo "freemium" foi cunhado para descrever serviços que misturam acesso gratuito a um conteúdo básico e acesso pago a um conteúdo "premium". É muito comum em jogos móveis, nos quais o acesso gratuito pode ser limitado por tempo de uso ou por fases do jogo. Também é comum oferecer um app ou game de graça e embutir nele algumas ferramentas adicionais cujo acesso requer um pagamento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!