Nos próximos anos, o mercado corporativo deverá ganhar uma maior representatividade no mercado móvel. Essa é a avaliação divulgada pela Frost & Sullivan, nesta quarta-feira, 10, baseada no estudo Latin America Mobile Enterprise Services Markets. Segundo a empresa de consultoria, a receita com o mercado de mobilidade corporativa crescerá a uma taxa média anual de 5,4% entre 2012 e 2018 no segmento de grandes empresas e de 7,7% no segmento de pequenas e médias empresas.
O crescimento do mercado corporativo será consequência das estratégias das operadoras para aumentarem sua penetração no segmento de pequenas e médias empresas e para criarem novas receitas através dos dados e serviços de valor agregado. De acordo com a Frost & Sullivan, essas novas receitas devem vir das aplicações em nuvem, da expansão da banda larga móvel e de soluções M2M (Máquina a Máquina). Os serviços de voz e SMS também devem apresentar crescimento na América Latina.
A Frost & Sullivan aponta o potencial dos "Smart Grids" (medidores inteligentes), que é uma das aplicações M2M, no mercado brasileiro e estima que até 2020 haverá 38 milhões de medidores inteligentes instalados no Brasil. O mercado de saúde móvel também deve apresentar oportunidades, já que se observa um aumento crescente nos tratamentos de doenças crônicas e, consequentemente, na demanda por monitoramento remoto.