A ExpressApps, empresa brasileira especializada na produção de aplicativos mobile corporativos, completa um ano de operação com mais de 200 aplicativos desenvolvidos para grandes, médias e pequenas empresas dos mais variados segmentos. “Nossos clientes vão da Vale do Rio Doce à padaria da nossa esquina”, diz Sérgio Cury, sócio-diretor de tecnologia da ExpressApps.

Para Cury, a demanda por aplicativos móveis ainda vai crescer muito, em função, sobretudo, do processo de barateamento nos preços para desenvolver apps. “Até pouco tempo atrás, era muito caro desenvolver um aplicativo. As empresas menores não tinham muita chance. Com essas plataformas de funções pré-programadas, o preço caiu e pequenas e médias empresas podem ter seus aplicativos para comunicar-se com seus clientes”, avalia.
Embora tenha no seu portfólio grandes companhias, o foco da ExpressApps concentra-se nesse mercado de empresas de menor porte. No entanto, não há estratégia para um setor específico do mercado. “Quando começamos, pensávamos em focar nossas ações em restaurantes, mas acabamos atendendo uma ampla gama de empresas, desde igrejas até músicos”, afirma o sócio-diretor.

A ExpressApps acredita que os bons resultados do seu primeiro ano de operações deve-se às qualidades da sua plataforma, em que os clientes podem atualizar o conteúdo online, driblando a demora da atualização feita pela App Store.  “Nosso diferencial é que, na nossa plataforma, todo o conteúdo pode ser atualizado online, na hora. O nosso cliente não depende da Apple, que às vezes demora até quinze dias para atualizar um aplicativo”, explica Cury. “Nossos clientes podem usar seus aplicativos como ferramenta estratégica de comunicação”.  Outra vantagem da plataforma está na possibilidade de o cliente atualizar, simultaneamente, as versões Android e iOS.

Mas não é só a estrutura tecnológica da plataforma da ExpressApps que atrai clientes. Cury acredita que os preços também são um importante diferencial. Para customizar o app (nos sistemas iOS, Android ou como site móvel), a empresa cobra no máximo R$ 10 mil reais e uma mensalidade de R$ 150,00 para a hospedagem do aplicativo e acesso a conteúdo. Se o cliente quiser que a ExpressApps também gerencie o conteúdo, com atualizações constantes, é cobrada uma taxa extra, que pode variar entre R$ 100,00 e R$ 500,00, dependendo das necessidades do cliente.

Presente em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, a empresa tem planos de expandir até o final deste ano a sua atuação para os mercados de Brasília, Curitiba, Recife e interior de São Paulo – inicialmente em Campinas e Ribeirão Preto. A expectativa é de crescimento significativo no número de aplicativos desenvolvidos: a empresa espera, em seu segundo ano de operação, produzir aproximadamente 800 apps.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!