A situação em que o brasileiro mais costuma usar o seu smartphone é quando está em espera, seja numa fila ou no trânsito, por exemplo. Essa foi a resposta mais comum, citada por 60% dos cerca de 700 entrevistados pela Ibope Media em fevereiro passado, na primeira edição da Mobile Report, sua nova pesquisa que pretende acompanhar mensalmente os hábitos dos brasileiros com seus smartphones. 45% dos entrevistados disseram costumar usar o aparelho antes de dormir; 29%, assim que acordam; 23%, enquanto assistem TV; e 18%, no banheiro. Era permitido dar mais de uma resposta.
Entre as aplicações mais acessadas pelos brasileiros em seus smartphones, as redes sociais ficaram em primeiro lugar, usadas por 78,8% dos consumidores. Email veio em segundo (75,9%), seguido de notícias (57,9%), música (47,4%) e entretenimento (43,8%).
M-commerce
De acordo com a pesquisa, 13% dos entrevistados já realizaram algum tipo de compra pelo celular. O número, contudo, inclui bens físicos e digitais. Ou seja, a compra de um aplicativo móvel na App Store ou no Google Play também é computada. Por sinal, dentre aqueles que fizeram alguma compra, os aplicativos móveis aparecem como o item mais citado (37%), seguido por ingressos de eventos (27%) e moda (22%). 19% disseram ter comprado algum produto eletrônico e 12%, algum eletrodoméstico. Chama a atenção o valor das compras feitas pelo smartphone: 36% disseram ter gasto mais de R$ 300. 15% gastaram até R$ 30; 10%, até R$ 60; 18%, até R$ 100; 11%, até R$ 200; e 9%, até R$ 300.
E 53% de todos os entrevistados disseram que costumam comparar preços de produtos em lojas físicas através de seus smartphones. A pesquisa também revela que o brasileiro presta atenção em anúncios móveis. 40% disseram ter reparado em cupons de descontos recebidos no celular; 28%, em promoções relâmpago; e 24%, em promoções georreferenciadas.
De acordo com o Ibope Media, o sistema operacional Android é o mais popular no Brasil, presente em 59% dos smartphones do País. O iOS responde por 9%.