A Vivo está entusiasmada com os primeiros resultados do seu recém-lançado serviço de chamada patrocinada, pelo qual o assinante realiza uma ligação local de graça com duração de um minuto por dia em troca de escutar uma mensagem publicitária de 15 segundos. Disponível há duas semanas, a "chamada patrocinada", como foi batizado o serviço, registrou 5 mil ligações no seu primeiro dia, sem qualquer tipo de divulgação. Agora, o volume diário já é de 40 mil chamadas, ou 40 mil usuários, já que cada um só pode fazer uma ligação por dia. "É um serviço com potencial para chegar a um milhão de usuários por dia até o fim do ano", diz Andreza Santana, gerente de publicidade móvel da Telefônica Digital.
O primeiro anunciante a aderir ao serviço foi a Unilever, com uma campanha do amaciante Fofo Concentrado, criada pela agência F.biz. 250 mil assinantes da Vivo foram impactados com um SMS informando sobre a campanha e dizendo que poderiam realizar uma chamada de graça com um minuto de duração, sob o patrocínio daquele produto, em troca de ouvir por 15 segundos uma mensagem publicitária dele. Em apenas três dias o retorno foi superior a 25%, taxa considerada alta para os padrões de mercado.
Por enquanto a plataforma de chamada patrocinada está operando apenas no estado de São Paulo. Em junho será expandida para todo o estado do Rio de Janeiro. E dentro de quatro meses estará disponível no Brasil inteiro. A intenção é levá-la para o resto da América Latina. Ainda não foi definida a ordem dos países, mas a prioridade será daqueles com maior participação de clientes pré-pagos. No caso das ligações para números móveis, a plataforma se restringe por enquanto a chamadas on-net, ou seja, entre clientes da Vivo, mas a empresa promete expandir para off-net no futuro.
Andreza acredita que a chamada patrocinada vai diminuir a demanda por ligações a cobrar. "A chamada a cobrar tem um fator constrangedor. A pessoa fica muito exposta. Na chamada patrocinada o identificador do celular que recebe a ligação mostra o número de quem liga. Não dá para saber que é uma chamada patrocinada", explica.
Custo
O modelo comercial para os anunciantes ainda está sendo montado. Andreza calcula que o custo por minuto vai girar em torno de R$ 0,50. Ela lembra que é possível segmentar por sexo, idade, tipo de aparelho, código de área, plano pré ou pós-pago etc e que a taxa de conversão é alta. A plataforma é configurável: se o anunciante quiser, pode oferecer ligações com mais de um minuto de duração.
A Telefônica/Vivo pretende apresentar a ideia para empresas que tenham uma grande quantidade de revendedores. Elas poderiam oferecer minutos de graça para os seus colaboradores em troca de mensagens de endomarketing, dando dicas de vendas dos produtos ou simplesmente incentivando os revendedores.