A Opera Mediaworks teve um crescimento no número de pedidos de publicidade móvel quatro vezes maior em abril de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Isso representa um aumento de cerca de 11% ao mês em média ao longo 12 meses. A Opera Mediaworks é uma subsidiária da Opera Software, que inclui a AdMarvel, para mediação e entrega de anúncios; a Mobile Theory, ad network premium dos Estados Unidos; a 4th Screen Advertising, ad network Premium do Reino Unido; e Mediaworks Performance, rede de publicidade móvel baseada em resultados. A plataforma de publicidade móvel da Opera engloba 60 bilhões de impressões por mês, dos quais 15% são brasileiras.
De acordo com o relatório "State of the Mobile Advertising", divulgado pela Opera nesta quarta-feira, dia 5, a categoria móvel de música, vídeo e conteúdo é a mais rentável e de maior volume em publicidade. No Brasil, ela representa 44% das impressões e 29% das receitas da Opera Mediaworks.
Os dispositivos Java contabilizam o maior número de impressões de anúncios – e não por acaso esses dispositivos constituem a maioria dos aparelhos que utilizam o navegador Opera Mini. "Enquanto os dispositivos Java representam quase 40% das impressões, o Android já chega a 30,3%. No Brasil, as métricas do Android estão aumentando, pois muitos usuários estão aderindo ao sistema do Google, e o uso do Java está caindo rapidamente", afirma o vice-presidente executivo de consumo móvel da Opera Software, Mahi de Silva.