A realidade aumentada está na moda nos noticiários de tecnologia, mas ainda é pouco aplicada no dia a dia dos consumidores, em parte por causa do alto custo de criação de apps com esse recurso. Na tentativa de popularizar o uso de realidade aumentada como uma forma de interação em anúncios e catálogos impressos ou mesmo em comerciais de TV e sites, uma empresa brasileira, a Intuitive Appz, criou a "RA Inside". Trata-se de uma plataforma para a construção de interatividades de realidade aumentada a custo baixo. "Nossa proposta é democratizar a realidade aumentada", diz Leo Gmeiner, sócio-diretor da Intuitive Appz.
O serviço poderá ser contratado pela web, através do site www.rainside.com.br. O primeiro passo será subir a imagem que servirá de alvo para a interação. O sistema fornecerá orientações gerais de como deve ser essa imagem e fará uma análise dela, para avaliar se funcionará adequadamente. O passo seguinte será o envio da interação em si, ou seja, daquilo que o consumidor verá na tela do seu smartphone quando apontar a câmera para a imagem-alvo. Essa interação pode ser um desenho 3D, animado ou não, produzido pelo próprio anunciante. Ou então haverá a opção de usar o desenho 3D de uma televisão, criada pela Intuitive Appz, na qual será exibido um vídeo escolhido pelo anunciante. Neste caso, basta subir o vídeo, sem se preocupar em criar qualquer modelo em 3D.
O preço para o uso da solução vai variar de acordo com a quantidade de imagens-alvo e de interações, assim como o período em que estarão disponíveis. O preço mínimo é de R$ 800, referente a um alvo e uma interação por 10 dias.
O consumidor final, por sua vez, precisará baixar em seu dispositivo móvel Android ou iOS o app da RA Inside. Será através dele que a interação acontecerá, apontando a câmera para a imagem-alvo. O anúncio deverá conter o selo "RA Inside", para informar o consumidor da possibilidade de interatividade.
Entre os primeiros clientes que testarão a novidade estão a Gelita, fabricante de gelatinas, e a DryUp, empresa de lavagem a seco de carros, além de uma agência de marketing.
A RA Inside foi desenvolvida usando a VUforia, plataforma de realidade aumentada da Qualcomm.