O mercado de publicidade móvel está entrando em uma nova fase no Brasil, que consiste na criação de campanhas para incentivar o uso de apps. Isso é percebido por empresas como a YDigital, que atua como uma agregadora de adnetworks móveis e cobra por resultado.  A YDigital acabou de criar uma nova opção para medir o resultado de uma campanha: a abertura de apps. Isso é útil para marcas que já têm um app instalado em uma base significativa de smartphones.

A maioria dos anunciantes, contudo, ainda estão na fase de incentivar os downloads de seus aplicativos. É isso o que mais pedem quando procuram a YDigital, relata Edison Maluf, sócio e diretor geral da operação da empresa no Brasil. Dois cases recentes são o do Guiamais.com e do Buscapé Mobile. O primeiro fez uma campanha através da qual conseguiu dobrar o seu número de usuários móveis em dois meses. O Buscapé Mobile, por sua vez, registrou 60 mil downloads de seu app durante um mês de campanha.

Impressões

A YDigital está conectada a mais de 120 adnetworks no mundo. A agregadora usa o inventário móvel como matéria-prima para vender resultado às grandes marcas, cobrando de acordo com o sucesso de uma campanha, o que pode ser medido por clique, por download, por abertura de aplicativo etc. Um algorítimo desenvolvido pela empresa permite que o orçamento de uma campanha seja aplicado da maneira mais otimizada possível entre as diversas adnetworks espalhadas pelo mundo, cujo inventário inclui apps, sites móveis, portais WAP e jogos Java.

A sede da Ydigital fica em Lisboa e a empresa tem escritórios em Cingapura, Nova Iorque e Cidade do Cabo, além de São Paulo, aberto em fevereiro do ano passado. A empresa registra atualmente 55 bilhões de impressões por mês no mundo, dos quais 4 bilhões no Brasil. A expectativa de Maluf é de que o volume nacional chegue próximo a 8 bilhões por mês em dezembro deste ano.

 

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