O pagamento por apps na conta telefônica ou descontado dos créditos de pré-pagos, conhecido como "direct billing" ou "carrier billing", gera um aumento de mais de 200% em downloads de apps pagos logo após sua inclusão em lojas de aplicativos. Quem atesta esse número é Cesar Castro, diretor de mobile phones da Nokia na América Latina, com base na experiência da fabricante finlandesa ao longo dos últimos meses, período no qual a cobrança em conta na Loja Nokia foi sendo incluída aos poucos para os assinantes da Claro na região.
A integração do "direct billing" na Loja da Nokia com as 17 operadoras da América Móvil foi concluída esta semana. Na opinião de Castro, isso vai propiciar uma mudança positiva para os desenvolvedores parceiros da loja, que até então dependiam principalmente da receita publicitária em apps gratuitos, já que a maior parte da base de usuários que acessam a Loja Nokia não tem cartão de crédito para pagar por um aplicativo.
A Nokia também está incluindo a cobrança em conta para assinantes da Movistar na América Latina e já fechou acordos com a operadora argentina Personal e com a chilena Entel. No Brasil, está em testes com a Vivo e a TIM. Atualmente a Loja Nokia tem mais de 120 mil títulos (a maioria apps em Java para celulares com sistema operacional S40 ou Asha). A loja registra em média 14 milhões de downloads por dia no mundo, dos quais 1,3 milhão vem da América Latina, informa Castro.