As manifestações que tomaram as capitais do Brasil nas últimas duas semanas tiveram como ponto de partida a indignação da população com o aumento das tarifas de ônibus. Logo, a causa foi ampliada em prol de uma melhor qualidade no transporte público em geral e a oferta do serviço gratuitamente para toda a população – além de abraçar outras causas, das mais variadas. MOBILE TIME solicitou aos criadores do Komuta, app brasileiro de crowdsourcing que coleta informações em tempo real de passageiros que trafegam em trens e metrôs de sete capitais brasileiras, que informassem se o debate gerado pelos protestos causou algum impacto no uso do aplicativo, hoje disponível para Android, iOS, Blackberry e Windows Phone. Como era de se esperar, houve picos significativos em acessos, cadastros e também nos comentários publicados pelos usuários.
Segue abaixo a resposta de Robson Rocha, sócio-diretor da Vinit, desenvolvedora do Komuta, ao nosso pedido. Ele cita os números nos dias dos protestos e levanta algumas hipóteses, caso a caso. As variações percentuais se referem à média semanal do app:
"Nós consideramos os seguintes eventos:
– cadastro: o usuário fez o download, instalou o aplicativo e se registrou.
– comentário: o usuário fez algum comentário usando o aplicativo.
– acesso: o usuário abriu o aplicativo para ver os comentários dos outros usuários (contabilizamos cada vez que o usuário abre o aplicativo).
Dia 10 de junho, segunda-feira, véspera do 3º protesto – A quantidade de cadastros aumentou 118%. Hipótese: os usuários estavam se preparando para o evento e sugeriam o aplicativo para os amigos.
Dia 11 de junho, terça-feira, dia do 3º protesto – A quantidade de cadastros caiu 33%; a quantidade de comentários caiu 22%.
Dia 13 de junho, quinta-feira, dia do 4º protesto e greve da CPTM – A quantidade de cadastros aumentou 172%; a quantidade de comentários aumentou 277%; a quantidade de acessos aumentou 837%. Hipótese: Houve dois eventos impactantes (protesto com repressão da PM e a greve da CPTM); os usuários comentaram bastante e procuraram informações especialmente sobre a greve.
Dia 17 de junho, segunda-feira, dia do 5º protesto (o maior de todos em São Paulo até então) – A quantidade de cadastros aumentou 81%; a quantidade de comentários e de acessos ficou estável. Hipótese: durante o evento os usuários compartilhavam informações via redes sociais tradicionais (Facebook, Twitter, Instagram etc.). O evento assumiu um caráter mais abrangente do que o tema transporte público.
Dia 18 de junho, terça-feira, dia do 6º protesto – A quantidade de cadastros diminuiu 27%; comentários aumentaram 77%; acessos aumentaram 224%. Hipótese: usuários comentavam sobre o protesto do dia anterior e estavam interessadas nos impactos das manifestações: redução ou não da tarifa, depredação da Linha 9 que interrompeu os serviços etc.
Dia 19 de junho, quarta-feira, dia da revogação do aumento das tarifas – A quantidade de cadastros aumentou 118%; os comentários aumentaram 66%, os acessos aumentaram 471%. Hipótese: os usuários comentaram sobre o aplicativo para os amigos, o que aumentou o interesse em instalar; e os usuários comemoraram a revogação do aumento das tarifas."