As operadoras móveis encontraram uma nova forma de estimular a recarga de seus clientes pré-pagos: a oferta de participação em sorteios de prêmios. A estratégia ganha força como uma reação à tendência dos consumidores em manter duas ou mais linhas de operadoras diferentes. A inteligência por trás dessa oferta é uma plataforma desenvolvida pela Zed, lançada inicialmente com a Claro no ano passado, sob o nome de "Desafio Claro", e depois pela Oi, batizada de "Sorte na palma da mão". Claro Chile, Claro Argentina, Movistar México e Movistar Equador também adotaram a solução, que em breve chegará à mexicana Telcel. "Estamos expandindo esse conceito para toda a América Latina", diz Eduardo Sartori, CEO da Zed na América Latina.
A solução junta dois serviços da Zed, um de estímulo à recarga e o outro de quiz SMS com sorteio de prêmios. A plataforma estuda o perfil de uso de cada assinante e envia por SMS propostas personalizadas de recarga em troca de cupons para concorrer a prêmios. Por exemplo: se o cliente costuma recarregar R$ 15 por mês, a plataforma sugere que ele carregue um pouco a mais da próxima vez em troca de concorrer a algum prêmio. Se aceitar, o consumidor recebe um número por SMS para concorrer. O resultado do sorteio se baseia na loteria federal e a auditoria é controlada pela Susep. A receita com a recarga é todo da operadora. Depois da primeira participação, a Zed estimula aquele cliente a continuar concorrendo a sorteios se responder a um quiz de atualidades por SMS que gera cupons para cada resposta certa. Neste caso, a participação tem um custo separado para o consumidor, cuja receita é dividida entre a Zed e a tele.
"O usuário fica mais tempo com a operadora. O churn pré-pago diminui, porque o consumidor é incentivado a ficar por causa do prêmio", explica Sartori. O sucesso, contudo, depende do esforço de divulgação da tele. "Se é feita propaganda na TV, por exemplo, isso nos ajuda e aumenta a conversão", complementa.