A Netshoes, site de e-commerce de artigos esportivos, lança oficialmente nesta sexta-feira, 5, o aplicativo móvel Netshoes Click, que reconhece o tênis desejado pelo usuário por meio de fotos e o direciona para a compra do produto na loja mobile da marca.
A ideia é que o app facilite a escolha do produto pelo usuário, de forma que ele veja um tênis do seu gosto na vitrine de uma loja, em uma revista ou até nos pés de alguém e consiga rapidamente comprá-lo. O reconhecimento das fotos é realizado com a combinação de quatro tecnologias: OCR (reconhecimento ótico de caracteres), OR (reconhecimento de objetos), algoritmos de reconhecimento facial e vetorização de pontos. Esta última tecnologia é possíve porque os tênis possuem pontos fixos, que independentemente do tamanho do modelo, aumentam ou diminuem proporcionalmente. Juntando todos esses recursos, a ferramenta consegue identificar o produto pelo modelo, cor, marca e linha. O desenvolvimento do app foi feito em parceria com a VTX, start-up de aplicativos móveis.
Caso o modelo desejado não esteja na base de mais de cinco mil produtos da Netshoes, ainda assim o app mostra modelos similares. “No começo dos testes, o app tinha muitos erros, mas hoje ele já é inteligente o suficiente para saber se está certo ou errado. E quanto mais fotos as pessoas tirarem, mais inteligente a ferramenta vai ficar. Além disso, temos um time de pessoas por trás do aplicativo, que analisa as fotos recebidas”, diz Rodrigo Nasser, CTO da Netshoes.
O Netshoes Click conta ainda com a busca do produto por digitação, flash na câmera, um direcionamento para a captura da foto, e também faz o reconhecimento pelas imagens existentes no banco do celular. Um dos próximos recursos será o zoom. Inicialmente, o aplicativo está disponível para Android e iOS, mas terá uma versão para Windows Phone ainda neste mês.
A Netshoes também pretende lançar o aplicativo para roupas, mas a equipe ainda está no início dos testes com o reconhecimento desses artigos. “Em um futuro não tão distante, queremos fazer a ferramenta com reconhecimento por vídeo, pois o vídeo nada mais é do que várias fotos em sequência”, prevê Nasser.
“5% das nossas vendas são mobile, mas elas crescem muito rápido. Temos um problema de infraestrutura de telecom no Brasil, então o Wi-Fi facilita muito a experiência de compra do usuário. Esperamos que os investimentos que serão feitos para os grandes eventos no País melhorem essa infraestrutura”, diz o executivo. A expectativa é que as vendas móveis cheguem a uma participação de 10% até o final de 2013.