A Claro reformulou a sua oferta de planos pós-pagos. A prioridade agora está no acesso à Internet, não à quantidade de minutos para tráfego de voz, como fora por tantos anos. Os planos pós-pagos foram divididos em duas famílias: Claro Online e Claro Mobi. A primeira incluir Internet móvel e segunda, não.
Os clientes da operadora continuam podendo personalizar os planos, tal como faziam antes com a família "sob medida". A diferença é que o ponto de partida para os planos "Claro Online" será o volume de dados trafegados por mês, não mais a quantidade de minutos. O próprio nome da família de planos já indica isso. Há simuladores no site da Claro para definir o melhor plano para cada usuário, a partir de algumas perguntas básicas sobre o seu consumo mensal. Todos os usuários de planos Claro Online terão acesso também à rede WiFi da Claro.
A empresa justifica a mudança de estratégia em razão da crescente venda de smartphones. Atualmente, 59,6% das vendas de aparelhos da operadora são de smartphones ou tablets. Nos últimos 12 meses a operadora conquistou 3,8 milhões de novos clientes de planos de dados.