A Autodesk, empresa de softwares de engenharia, arquitetura e entretenimento, anunciou nesta quarta-feira, 17, o lançamento de seu aplicativo Sketchbook em português e sua estratégia para o mercado brasileiro. Disponível para iOS e Android, o Sketchbook é uma ferramenta para desenho e pintura voltada tanto para designers, artistas plásticos e ilustradores, como para amadores da área.

Como o propósito do Sketchbook de ser um aplicativo tanto para uso profissional como de diversão, a empresa enxergou um grande potencial no mercado de apps móveis para o consumidor final. Conhecida por seus softwares profissionais de engenharia e arquitetura, como o AutoCAD, a Autodesk está mudando o DNA de seus negócios. “Nosso primeiro aplicativo móvel foi o Sketchbook, inicialmente mais voltado para designers industriais. Na primeira semana que lançamos o app para iPhone, ele teve 1 milhão de downloads e nos surpreendeu! Nossa motivação para migrar para a mobilidade foi a ótima resposta que tivemos do mercado. Vimos essa necessidade”, conta Mary Hope McQuiston, diretora de marketing para a área de consumer da Autodesk.

Para essa mudança, a empresa tem feito importantes aquisições, como a do Socialcam, app de captura, edição e compartilhamento de vídeo; a do Pixlr, de edição de fotos; e do Instructables, comunidade de projetos do tipo faça você mesmo. Na área de consumo, a empresa também é criadora do 123D, aplicativo para modelar e imprimir em 3D, e do Homestyler, que simula a decoração de ambientes por imagens. “Temos 17 milhões de usuários no mundo que usam nossos softwares profissionais, número que levamos 30 anos para atingir, enquanto conseguimos 130 milhões de usuários nos apps de consumo em cerca de dois anos”, diz McQuiston.

De acordo com a executiva, o Brasil representa um mercado com grande potencial para a Autodesk, e os brasileiros gostam de ser criativos. O País é o segundo maior em número de downloads de todo o portfólio de aplicativos da empresa, contabilizando 5,2 milhões de usuários. As ferramentas mais populares são o Pixlr, o Homestyler e o Socialcam.

O Homestyler foi o primeiro app a ter uma versão em português. Antes mesmo de ser traduzido, os brasileiros já estavam posicionados em 2º lugar nos downloads, atrás apenas dos Estados Unidos. Além do Sketchbook, o Instructables deve ganhar a tradução ainda neste ano. “A estratégia no Brasil é entender, primeiramente, as tendências únicas do País e como os usuários podem se engajar com os aplicativos. Estamos investindo bastante nas comunidades dentro dos apps, de forma que os usuários possam interagir e que possamos aprimorar as ferramentas para serem cada vez mais intuitivas”, afirma McQuiston.

Publicidade

Por enquanto, a maioria dos US$ 2,3 bilhões da receita anual da Autodesk vem dos softwares profissionais. Alguns aplicativos para consumidores são pagos, outros oferecem a associação de membros que permite obter recursos diferenciados.

A empresa também utiliza a chamada publicidade nativa, que é mais natural à experiência do usuário. No Socialcam, por exemplo, o canal Nat Geo Wild criou a campanha ROAR na qual os usuários postavam vídeos imitando o rugido de um felino. O objetivo era promover a Big Cat Week, uma semana com programas relacionados aos grandes felinos. Outro exemplo é o aplicativo Homestyler, que mantém diversas parcerias com marcas de móveis e objetos de decoração. Ao simular a decoração da sua casa, o usuário pode escolher um produto, visualizá-lo no ambiente e ser direcionado para o site da loja para comprá-lo.

 

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