Os amantes do vinho já descobriram há muito tempo o Vivino, um aplicativo móvel para Android, iOS e Blackberry que pesquisa e recomenda vinhos. Agora, foi a vez dos investidores de venture capital descobrirem o app. A empresa desenvolvedora do Vivino acaba de receber um aporte de US$ 10,3 milhões, liderado pela europeia Balderton Capital em uma segunda rodada de investimentos. Na primeira, o app havia levantado US$ 2,1 milhões de investidores como Janus Friis, um dos fundadores do Skype, SEED Capital Partners e Creandum. O dinheiro será investido no desenvolvimento do produto e na sua promoção fora dos EUA, especialmente na Europa e na América do Sul.
O Vivino funciona como uma rede social de vinhos, em que o usuário grava o que tomou ou que deseja tomar e acompanha o que seus amigos experimentam mundo afora. Através de uma fotografia do rótulo, o app checa com seu banco de dados e fornece informações sobre o vinho, tais como ano, produtor, preço médio, avaliação média e comentários de usuários. Seu índice de acerto no reconhecimento dos rótulos é de 86% atualmente. O Vivino está registrando 2 milhões de rótulos escaneados por mês. Em abril de 2012, quando foi lançado, eram apenas 80 mil. Em seu banco de dados estão cadastrados mais de 1,3 milhão de vinhos diferentes.