A associação de consumidores Proteste lançou uma campanha chamada "Em busca do 3G perdido", cujo objetivo é coletar depoimentos de usuários de Internet móvel sobre a qualidade deste serviço. Para tanto, foi lançado o site www.embuscado3gperdido.com.br, onde o consumidor é convidado a responder um questionário com três perguntas: 1) Você está satisfeito com a cobertura 3G do seu celular?; 2) Em média, ao tentar acessar a Internet 10 vezes, quantas você consegue?; 3) Quando consegue, considera a Internet no seu celular rápida? Há a possibilidade de incluir uma mensagem ao fim do questionário.

A campanha da Proteste foi criada diante do resultado negativo de uma avaliação das redes 3G das principais operadoras em atuação no País feita por técnicos da entidade durante os meses de março e abril em 12 estados. Nesse período, os técnicos da Proteste percorreram 5 mil quilômetros, ao longo dos quais nenhuma das quatro operadoras avaliadas (Claro, Oi, TIM e Vivo) conseguiram mais de 51% de cobertura.

O pior resultado foi o da TIM no Sul do Brasil: em 80% das tentativas não se conseguiu acesso durante os testes. E o melhor desempenho foi o da Vivo no Nordeste, em que a Internet móvel funcionou em 68% das vezes. De acordo com a Proteste, na média do país inteiro, o pior resultado foi o da Claro, impactada por um mau desempenho em São Paulo e no Nordeste. A Oi, por sua vez, teve uma performance fraca no Nordeste e nas estradas, informa a Proteste. A Vivo, por fim, apresentou velocidades baixas no Sul e nas estradas paulistas.

O teste foi feito com o mesmo aparelho em todas as operadoras (Samsung Galaxy SII) e o aplicativo medidor de velocidade Ookla SpeedTest. As redes HSPA e HSPA+ foram computadas como 3G. A velocidade mínima considerada pela Proteste como 3G foi de 400 Kbps.

 

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