Os tablets serão divisores no mercado de mobilidade, diz um estudo sobre as tendências móveis em marketing da Forrester. De acordo com a firma de pesquisas, apesar de a base instalada de tablets ser menor do que a de smartphones, o comércio nesses dispositivos vai ultrapassar o dos celulares. Com isso, o ideal é que as agências de marketing façam iniciativas olhando os dois tipos de dispositivos de forma diferente, já que o tablet é visto pelos consumidores como uma substituição para os PCs.
As empresas de marketing vão perceber que o mobile requer uma mudança total em sua abordagem. As marcas que se adiantarem poderão se destacar da concorrência, mas elas devem também tranquilizar os consumidores sobre privacidade e segurança. As plataformas também vão se estender para outros tipos de dispositivos, como óculos, relógios, carros, máquinas de café e geladeiras.
Outra tendência é que a mobilidade terá um papel importante nos consumidores de países emergentes na América Latina, Ásia e África, onde estão acontecendo as primeiras experiências móveis para muitas pessoas. A diferença na maturidade dos mercados deve ser usada pelas agências de marketing para priorizar ações e investimentos.
Custos
O estudo da Forrester também apresentou tendências relacionadas aos investimentos na mobilidade. Os gastos vão aumentar na área, tanto para o desenvolvimento de serviços, como para expertise de desenvolvedores, cientistas de dados e especialistas em análises.
A necessidade de ter uma organização e processos mais formais também elevarão os custos de mobile marketing. Isso resultará na criação de um cargo para gerente de mobile marketing dentro das empresas, prevê a Forrester.