O Mobo, app brasileiro de cupons móveis, está testando em Porto Alegre, sua cidade de origem e onde tem sua maior base de usuários, uma versão com geolocalização. Cerca de 20 pessoas estão recebendo em seus smartphones cupons de acordo com a sua localização na cidade e suas preferências de consumo.
O sistema está usando o GPS dos aparelhos para identificar a posição do consumidor. A empresa está avaliando durante os testes vários aspectos, desde o impacto na bateria do smartphone até, obviamente, os efeitos no uso dos cupons. Existe uma preocupação para que a ferramenta seja relevante, oferecendo cupons para serviços que façam sentido para o usuário, de acordo com seu histórico na plataforma do Mobo, explica Gabriel Xavier, sócio-diretor da empresa. Os testes correm há três meses. Se a avaliação final for positiva, a nova versão será disponibilizada para o público em setembro.
O Mobo acumula mais de 150 mil downloads, sendo 80% para iOS e 20% para Android. De usa base de clientes ativos, 70% estão em Porto Alegre e 30% se dividem entre Rio de Janeiro e São Paulo. Não há planos de expansão para outros mercados até o fim do ano. A meta é consolidar as operações no Rio e em São Paulo, onde agora conta com equipes comerciais locais.
O serviço já foi utilizado por mais de 500 empresas, a maioria bares e restaurantes. Em média, são oferecidas 200 promoções em cupons por mês. Cerca de 1 mil cupons são baixados pelos usuários por dia, dos quais 30%, em média, são efetivamente usados. Não há custo para o consumidor em baixar o cupom. "Consideramos 30% uma taxa boa de conversão. Em compras coletivas, o percentual gira em torno de 60% a 70%, mas é diferente, porque nesse caso o consumidor paga pelo cupom", explica Xavier.
Cada campanha tem um número limitado de cupons. No começo, a validade costumava ser semanal. O problema é que muita gente baixava cupons e acaba por não utilizá-los. Para aumentar a taxa de conversão, a Mobo passou a trabalhar com promoções com validade de um dia. "Agora as pessoas não baixam por baixar, mas apenas se querem usar de verdade", explica.
A Mobo espera registrar faturamento de R$ 1,5 milhão este ano e superar a marca de 200 mil downloads até dezembro.
Forum Mobile+
Xavier participará de um painel sobre m-commerce durante o 6º Forum Mobile+, nos dias 24 e 25 de setembro, no centro de convenções Frei Caneca, em São Paulo. No mesmo painel estarão presentes representantes do Netshoes, Nova Pontocom e Taqtile. Para maiores informações, acesse o site do evento.