A Apple deve apresentar seu novo iPhone no dia 10 de setembro, informa o site All Things Digital, citando fontes de mercado. A expectativa é de que seu novo smartphone se chame iPhone 5S e traga melhorias em seu processador, além de um sensor para leitura de digitais, aproveitando a tecnologia da Authentec, empresa adquirida pela Apple em 2012. O aparelho virá com iOS 7, nova versão do sistema operacional da empresa, que deve ser disponibilizado para os consumidores com iPhones antigos em breve.
Existe também a possibilidade de a Apple anunciar no mesmo dia uma versão mais barata do iPhone, rumor que circula há meses no mercado. O nome seria iPhone 5C, segundo o noticiário Mobile World Live, e teria carcaça de plástico disponível em cores diversas.
Análise
Desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a Apple focou sua atuação no segmento de consumidores de alto poder aquisitivo. Seu smartphone virou sinônimo de status, sendo preferido mesmo em relação a modelos de outros fabricantes com hardware superior.
Contudo, existe um enorme e lucrativo mercado para smartphones baratos, hoje explorado pelos concorrentes da Apple, especialmente Samsung, LG e fabricantes chineses, como Huawei e ZTE. Com certeza, trata-se de um público que vê valor na marca Apple e deseja ter um iPhone e participar do ecossistema da empresa, baixando seus apps na App Store, ainda que com um hardware não tão avançado.
A dúvida é qual será a diferença de processamento entre a versão top de linha e aquela mais em conta. A distância não pode ser muito grande, sob o risco de criar uma fragmentação, com apps que funcionam bem para o high end, mas nem tanto no low end, problema vivenciado hoje pelo Android. É verdade que a opção por um carcaça de plástico em vez de metal deve baratear o produto, mas talvez seja preciso sacrificar outras características para chegar a um preço competitivo.