O mundo da moda tem apresentado mudanças com a Internet, que popularizou os blogs sobre o assunto. Nasceu até um novo tipo de celebridade: blogueiras que atingiram milhares de seguidores com suas páginas sobre tendências, novos produtos, e um espaço onde elas postam o que estão vestindo, os famosos "looks do dia". Uma vantagem do universo dos blogs é ser democrático, pois qualquer um pode criar sua página, escrever sobre o tema e compartilhar fotos, e a mobilidade trouxe isso para mais perto das pessoas com os aplicativos. A start-up Dujour, dos sócios Felipe Venetiglio, Alexandre Van de Sande e Everton Fraga, lançou um app homônimo para os amantes de moda se inspirarem e compartilharem seus looks.

Disponível para Android e iOS, o Dujour funciona como uma rede social, onde o principal atrativo é fotografar o look daquele momento, com a opção de creditar as marcas usadas e montar um editorial. Os usuários podem seguir outras pessoas para ter um feed de looks, e a equipe do app seleciona as melhores combinações para aparecer na Trendsetters, uma aba de criadores de tendências.

A intenção da start-up, no entanto, é não permanecer somente no compartilhamento das fotos, mas criar mecanismos de busca mais avançados. “Demos o primeiro passo para que as pessoas se inspirem e se expressem usando a moda, mas a ideia é que o aplicativo ganhe atualizações. Uma delas é uma busca mais completa, com ferramentas que filtrem mais o conteúdo. Por exemplo, se a pessoa vai viajar para Paris, mas não sabe o que levar na mala, queremos que ela possa ver tudo o que está sendo usado lá no momento. O mesmo vale para combinações, se ela tiver dúvidas de como usar saia e jaqueta de couro, ela vai poder buscar isso também”, conta Felipe Venetiglio, CEO e fundador da Dujour.

A fórmula do app está dando certo, pois conta com mais de 90 mil usuários em mais de cem países, sendo 80% no Brasil. Desde o seu lançamento no início do ano, foram mais de 73 mil looks postados. Além do português, ele tem versões em inglês, italiano, espanhol e francês.

A empresa foi selecionada para o programa de aceleração da Papaya Ventures, recebeu aportes de alguns investidores anjos e está concorrendo ao prêmio Startup Rally, do evento The Next Web Conference Latin America. Atualmente, está realizando testes para oferecer informações dos consumidores às marcas, como quais peças são mais compradas e postadas. Mas, segundo Venetiglio, o modelo de negócios ainda não foi definido e a intenção é aprimorar a ferramenta antes de gerar receita. “Nunca vamos usar banners de publicidade, por exemplo. A intenção é criar oportunidades de conteúdo. Agora estamos trabalhando em uma campanha de agasalho na qual as celebridades postam os looks que doaram. Isso está sendo feito sem cobrar nada, mas pode ser uma vertente, desde que tenha conteúdo interessante para os usuários”, completa.

 

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