A Flurry, empresa norte-americana de análise de dados de apps e venda de publicidade móvel, monitora diariamente o uso de apps em 25 milhões de smartphones no Brasil. Isso representa aproximadamente 10% da base de linhas instaladas do País. O percentual, contudo, deve ser maior, já que muitos aparelhos possuem mais de uma linha.
Entre esses 25 milhões de smartphones estão aparelhos Android, iOS, Blackberry, Windows Phone e quaisquer outros capazes de rodar apps Java ou navegar na web móvel e que tenham instalado em sua memória pelo menos um dos 350 mil apps que fazem parte da rede da Flurry. No mundo, a empresa acompanha 1,1 bilhão de devices, nos quais esses apps geram em média 3,5 bilhões de sessões diariamente. São aplicativos cujos desenvolvedores incluíram no código algumas linhas de programação fornecidas pela Flurry.
A ferramenta é usada por 115 mil desenvolvedores no mundo. A Flurry acompanha a quantidade de usuários ativos por aplicativo; seu uso ao longo das horas do dia; que áreas do app são mais acessadas etc. Além disso, com o cruzamento de dados em parceria com alguns desenvolvedores, a Flurry consegue informações sobre o usuário, como seu sexo, faixa etária e interesses diversos. Isso é fornecido gratuitamente para cada desenvolvedor e em referência somente aos seus aplicativos.
Apple e Google também fornecem aos desenvolvedores dados de uso sobre seus aplicativos, mas não com tantos detalhes. A Apple, por exemplo, informa dados consolidados. Se um aplicativo tem 1 mil usuários em um dia e 1 mil no dia seguinte, seria importante para o desenvolvedor saber a proporção de usuários novos e repetidos, o que pode fazê-lo tomar decisões diferentes em relação ao seu app, explica Prashant Fuloria, CPO da Flurry. A Apple, contudo, não informa isso. "A Apple não conta a história completa", compara. Quanto ao Google Analytics, o executivo explica que a ferramenta é muito voltada para a web e desktops, com foco em page views, o que não faz tanto sentido em apps móveis. "Nós somos mobile first", diz.
Prashant Fuloria, CPO da Flurry
A receita da Flurry provém da sua atuação como rede de publicidade móvel. Casando essa atividade com os dados levantados sobre os apps, sua ferramenta alcança resultados melhores para as campanhas, que podem ser cobradas por impressão, por clique ou por instalação, dependendo da estratégia do anunciante. A empresa iniciará em breve a atuação como DSP (Demand-side Plataform), o que significa que permitirá usar seus dados de análise para a compra de publicidade nas redes de terceiros.
Desenvolvedores nacionais
"O Brasil é um dos nossos maiores mercados e um dos que cresce mais rapidamente", afirma Fuloria. Hoje, 2.925 apps nacionais são monitorados pela Flurry. E 1.642 brasileiros acessam a ferramenta para acompanhar os dados referentes aos seus aplicativos.