O Qranio, portal de aprendizado e entretenimento, já acumula 370 mil usuários em suas plataformas, que incluem aplicativos móveis, SMS e Facebook, além do website. O objetivo é chegar a 1 milhão até o final de 2013.

A intenção da start-up é promover o aprendizado das pessoas de maneira divertida. Ela faz isso em forma de quiz: o usuário responde às perguntas do jogo de acordo com o assunto que mais lhe interessa, como vestibular, literatura ou história, e recebe um valor em Qi$ para cada resposta correta. Qi$ é a moeda virtual que possibilita ao usuário a troca por prêmios reais, como produtos de tecnologia, vale hospedagem em hotéis e descontos em restaurantes.

“O Qranio foi resultante de um problema que eu tinha: não gostava de estudar, me faltava foco, e vi que minha filha tinha o mesmo problema. Queria brincar em vez de ir à aula”, conta Samir Iásbeck, CEO e co-fundador do Qranio. A partir disso, teve a ideia de criar a ferramenta.

A start-up teve um impulso no crescimento de usuários por conta de sua ferramenta em SMS, integrada à conta do usuário, que envia as perguntas do quiz. O estudante acumula as moedas virtuais da mesma forma, e se acessar o Qranio pelo aplicativo ou pela web, sua conta estará atualizada. “Em duas semanas, passamos de 100 mil usuários para 370 mil principalmente por conta do SMS, que tem o triplo de interações do que os aplicativos para iPhone ou Android”, diz Iásbeck.

O Qranio oferece uma assinatura de R$ 5,90 por mês com mais vantagens para o jogo. Os aplicativos móveis estão disponíveis para Android, iOS e BlackBerry.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!