Apple, Samsung e Sony terão companhia no mercado de relógios conectados: a Qualcomm. A empresa vai lançar no quarto trimestre, nos EUA, o Toq, seu primeiro relógio conectado. O aparelho se comunica via Bluetooth com o smartphone do usuário, informando em sua tela sobre mensagens, chamadas e notificações recebidas. Ele também se conecta via Bluetooth com um par de fones de ouvido sem fio que acompanham o produto, o que permite atender e realizar chamadas pelo relógio. A tela do aparelho é colorida e usa a tecnologia Mirasol, o que a torna visível mesmo sob a luz do sol, pois esta é relfetida para exibir as imagens, o que, aliás, poupa energia. Aliás, a tela permanece ligada o tempo inteiro, ao contrário dos smartphones, cuja tela é desligada em períodos ociosos. A bateria dura dias e é recarregável por indução: basta repousar o relógio e os fones sobre um recarregador que acompanha o produto.
"O Qualcomm Toq é uma segunda tela para o seu smartphone. Esta é a nossa forma de tentar levar adiante a categoria de relógios conectados", disse Paul Jacobs, CEO da Qualcomm, durante o anúncio da novidade, em sua conferência para desenvolvedores, a Uplinq, nesta quarta-feira, 4, em San Diego. O Toq será lançado em uma edição limitada nos EUA no quarto trimestre. Detalhes sobre seu preço e distribuição serão conhecidos até o fim deste mês.
ATUALIZAÇÃO: A primeira edição será composta por algumas dezenas de milhares de unidades. Seu preço ficará entre US$ 300 e US$ 350. O Toq inicialmente será compatível com smartphones com Android 4.0.3 ou superior.
Análise
Esta não é a primeira vez que a Qualcomm, uma empresa de processadores e tecnologias móveis, se aventura com a venda de dispositivos e serviços para o consumidor final. Geralmente, faz isso com o objetivo de direcionar a indústria por um determinado caminho, aproveitando, obviamente, outras de suas tecnologias. Uma vez atingida sua missão, a Qualcomm descontinua o projeto. Foi o que fez no passado ao fabricar celulares, para divulgar sua tecnologia CDMA, e com seu serviço de TV móvel nos EUA, para promover sua tecnologia de streaming de vídeo. O Toq será um garoto-propaganda para promover a tecnologia Mirasol e, claro, os processadores da Qualcomm aplicados a relógios conectados, além da sua tecnologia de carregar energia sem fio.